O Sistema de Metadados dos Açores (SMA) constitui o repositório de metadados de conjuntos e serviços de dados geográficos acerca da RAA, que se encontra previsto no diploma que cria a Infraestrutura de Dados Espaciais Interativa dos Açores (IDEiA).

O SMA
é constituído por um conjunto de metadados de caráter obrigatório e outro de natureza opcional e complementar e é compatível com o perfil nacional de metadados e com a Diretiva INSPIRE.

Os metadados acima referidos referem-se ao conjunto de dados constantes dos anexos I, II e III do diploma que cria a IDEiA ou, também, de outros que vierem a ser determinados por portaria do membro do Governo Regional com competência em matéria de cartografia e informação geográfica.

A criação e publicação de metadados em conformidade com o SMA deve ser efetuada através do Gestor de Metadados dos Açores (GeMA), desenvolvido pelo departamento do Governo Regional com competência em matéria de cartografia e informação geográfica, que se encontra disponível para download em http://www.ideia.azores.gov.pt/Paginas/gema.aspx.