Instalação e configuração das componentes necessárias à participação nos webinars

 

Entidades fora do Governo dos Açores

 
A participação nos webinars por parte das entidades externas ao governo implica, apenas, a instalação de duas componentes: a certificação do Governo Regional dos Açores e o  Microsoft Lync Attendee 2010. Para o correto usufruto das funcionalidades disponibilizadas pela aplicação deverá, ainda, ser efetuada a configuração dos dispositivos de vídeo e de áudio do computador.
 
Os passos necessários à instalação e configuração dessas componentes encontram-se descritos de seguida. Estas tarefas devem ser acompanhadas pelos departamentos de informática de cada uma das entidades participantes.
 

1º Passo - Download e instalação dos componentes necessários à certificação do GRA

Para efetuar o download e instalação da "Certificate Authority" do Governo Regional dos Açores, aceda a http://pki.azores.gov.pt/PKI/ e proceda em conformidade com as instruções fornecidas ao longo da página.
 
Nota: A instalação deste certificado é obrigatória para as entidades ou utilizadores cujo computador esteja localizado fora da rede do Governo Regional dos Açores (por exemplo, câmaras municipais, universidades, etc.).
 

2º Passo: Download do Microsoft Lync Attendee 2010

Após a instalação da certificação do GRA, aceda ao endereço http://www.microsoft.com/pt-pt/download/details.aspx?id=15755 e transfira o ficheiro AttendeeSetupUser.exe.
 

3º Passo: Instalação e configuração do Microsoft Lync Attendee 2010

Após a transferência do ficheiro executável do Microsoft Lync 2010 Attendee proceda à sua instalação e configuração. Caso necessite de ajuda, aceda ao endereço http://office.microsoft.com/en-us/communicator-help/quick-start-use-lync-2010-attendee-HA101832596.aspx?CTT=1.
 
Nota: Os webinars serão dirigidos por um ou mais apresentadores que terão microfones e farão a apresentação oral dos conteúdos a partilhar com todos os participantes. Cada participante verá no ecrã do seu computador os conteúdos partilhados, bem como ouvirá a explicação (voz) dos mesmos, pelo que se sugere que utilizem auscultadores. Não é necessário instalar microfone, dado que a partilha de voz apenas será permitida aos apresentadores. Para poder usufruir de todas estas funcionalidades deverá aceder aos webinars a partir de uma rede de internet não protegida, ou seja, que não apresente restrições ou bloqueios de rede. Redes de internet protegidas impedem a audição e correta visualização dos conteúdos partilhados.
 
Caso necessite de ajuda ou de esclarecimentos adicionais, por favor entre em contato com a equipa da IDEiA, através do endereço de e-mail ideia@azores.gov.pt ou dos telefones 296 206 288/296 206 824.