Enquadramento
O projeto CORINE Land Cover (CLC) é um dos componentes do programa CORINE (Co ordination of Information on the Environment) criado em 1985 pela Comissão Europeia.
 
Em 1999, a Agência Europeia do Ambiente (EEA) e o Joint Research Centre (JRC) lançaram o projeto Image e CORINE Land Cover – I&CLC2000 com o objetivo de atualizar os mapas já existentes.
Este projeto teve como principal objetivo a produção e atualização periódica de cartografia de ocupação e o estudo de alterações do solo para a Europa, recorrendo à interpretação visual de imagens de satélite e informação auxiliar, como a análise de dados “in situ”, sendo útil para a análise ambiental e para os decisores políticos.
 
A Região Autónoma dos Açores aderiu a este projeto em 2011, numa parceria com o Instituto Geográfico Português, com o objetivo de cartografar a área total do arquipélago dos Açores desde 1990.
 
Os elementos produzidos nos Açores são a cartografia CLC e os produtos CLC-alterações (CLC-alterações 1990-2000 e CLC-alterações 2000-2006), tendo sido financiados pela RAA e pelo programa Proconvergência. Estes produtos fornecem um retrato da paisagem açoriana nestes períodos, caracterizando assim o tipo de alterações decorridas entre essas datas.