CORINE Land Cover 2012
O objetivo primordial do projeto CORINE Land Cover (CLC) é a produção e atualização periódica de cartografia de ocupação do solo e o estudo de alterações do solo para a Europa.
 
A Região Autónoma dos Açores (RAA) aderiu a este projeto em 2011 com o objetivo de integrar a sua cartografia de ocupação do solo com a restante, produzida na Comunidade Europeia.
 
Dada a conclusão dos produtos CLC 1990, 2000 e 2006 para a RAA, e tendo em vista a continuidade do projeto, a RAA pretende aderir à iniciativa de produção cartográfica pan-europeia para o ano de 2012 (CLC 2012).
 
O programa de trabalhos do Global Monitoring for Environment and Security (GMES) para 2012 foca a componente Land Cover para a Europa como uma das partes mais consolidadas do serviço de monitorização da terra. Assim sendo, o projeto CLC 2012 irá seguir os objetivos das anteriores iniciativas, ou seja, produzir um mapa atualizado com a caraterização da ocupação e/ou uso de solo.
 
A Agência Portuguesa do Ambiente é a entidade responsável pela gestão, em Portugal, do projeto CLC, tendo sido a sua produção atribuída à Direção-Geral do Território (DGT), antigo Instituto Geográfico Português. 
 
A RAA pretende efetuar uma parceria com a DGT com vista à produção da cartografia CLC 2012 para o território açoriano, salvaguardando assim a sua participação no projeto a nível europeu.
 
Para 2012, o projeto CLC irá seguir o mesmo modelo dos anos anteriores, ou seja, pretende-se realizar a cartografia CLC 2012, bem como as alterações CLC 2006-2012.
 
De acordo com a proposta do Plano de Implementação para a Monitorização da Terra (GIO), da responsabilidade da Agência Europeia do Ambiente (EEA), o programa de trabalhos de 2012 visa a produção de 5 imagens satélite de alta resolução, necessárias à realização dos produtos CLC 2012.
 
O CLC 2012 Support Package, disponível no endereço http://clc2012.taracsak.hu/, é uma versão modificada e melhorada dos Support Packages do CLC 2000 e do CLC 2006. O software CLC 2012 foi desenvolvido pelo Centro de Deteção Remota do Instituto Húngaro de Geodesia, Cartografia e Deteção Remota (FÖMI), membro do European Topic Centre Spatial Information and Analysis (ETC-SIA), a fim de auxiliar a implementação do projeto europeu CLC 2012, gerido pela EEA, no âmbito das operações iniciais do GMES (GIO). 
 
Dado que o Support Package CLC 2012 é composto por um conjunto de aplicativos independentes, o utilizador não precisa de comprar, instalar ou adaptar qualquer outro software para realizar a produção do CLC 2012 alterações.
 
O  software utilizado no CLC 2006 Support Package foi o ArcView da ESRI. Uma vez que a última versão do ArcView (3.3) foi lançada em maio de 2002 e, desde abril de 2005, a ESRI passou a fornecer um suporte muito limitado para este produto, não há garantia de que esse software continue a ser compatível com futuras versões do sistema operativo Windows. Para além desta limitação, o  ArcView não permite a transformação do sistema de coordenadas "on-the-fly", nem a utilização de serviços web de mapas. Por estes motivos, torna-se necessário encontrar uma nova base para o desenvolvimento do Support Package do CLC.
 
Atendendo ao acima referido, foi decidido que o CLC 2012 Support Package será disponibilizado gratuitamente a todos os países participantes no projeto, evitando, assim, encargos desnecessários com a aquisição de software comercial. 
 
Neste momento, a RAA encontra-se a aguardar orientações da DGT relativamente ao processo de produção do CLC 2012 para o território açoriano.