Newsletter-marco 2014
Informações


Resultados do concurso de conhecimentos sobre os SIG e a IDEiA lançados no Portal da IDEiA

Os resultados do concurso de conhecimentos sobre os SIG e a IDEiA, promovido pela Direção de Serviços de Cartografia e Informação Geográfica (DSCIG), no âmbito das comemorações do GISDay 2013, foram já disponibilizados ao público no Portal da IDEiA. No total, concorreram 21 alunos de cursos de SIG das escolas profissionais da Região, tendo os três primeiros classificados sido contemplados com os seguintes prémios, respetivamente: realização de estágio na DSCIG, uma impressão de ortofotomapas de uma ilha da RAA à escolha, uma impressão de ortofotomapas de um concelho da RAA à escolha.
 

DSCIG promove webinar sobre o GeMA

No passado dia 27 de fevereiro realizou-se um webinar acerca da instalação e utilização do Gestor de Metadados dos Açores (GeMA), ferramenta desenvolvida pela DSCIG com o intuito de facilitar a criação de metadados em conformidade com o disposto na Diretiva Inspire e no Perfil MIG. Este webinar foi direcionado para os publicadores de metadados das entidades aderentes ao projeto IDEiA, tendo participado, ao todo, cerca de 24 técnicos de vários departamentos do Governo Regional, autarquias da Região e empresas públicas regionais. No próximo dia 13 de março irá realizar-se novo webinar sob a mesma temática, desta vez destinado aos utilizadores de SIG em geral. As inscrições decorrem até ao próximo dia 10 de março (inclusive).

ESRI descontinua tecnologias Silverlight e Flex

A ESRI anunciou que irá descontinuar as tecnologias Silverlight e Flex, congelando-as já nas suas versões atuais. Esta decisão deve-se ao facto de já existirem no mercado outras aplicações para a internet e para plataformas móveis (HTML5 + Javascript) bastante mais completas, dando, assim, possibilidades infindáveis aos programadores de construírem aplicações ricas que dispensam a instalação de plugins nos computadores. Mais informações.

 

Tecnologias Espaciais


Google Earth Engine

O projeto Google Earth Engine é um armazém de dados que possui triliões de imagens de satélite do mundo que datam desde há quase 40 anos. Este projeto é perfeito para a identificação de mudanças, tendências e para a quantificação de alterações ocorridas sobre a superfície terrestre ao longo dos anos. Todo este conteúdo, bem como outras aplicações de Deteção Remota, encontram-se disponíveis online e são de acesso público. Mais informações. 


Open Source


OGC Geopackage

O Open Geospatial Consortium adotou o OGC GeoPackage como um novo padrão de codificação para serviços geoespaciais móveis. O GeoPackage foi “desenvolvido para facilitar o compartilhamento em plataformas móveis, de informações geoespaciais entre diferentes aplicativos, aplicações e serviços web em todo o mundo”. Este software fornece uma plataforma livre de SQLite para distribuição e uso direto de todos os tipos de dados geoespaciais, podendo este padrão ser usado por utilizadores de dispositivos móveis que necessitam de serviços e aplicações geoespaciais em locais com conexão de dados limitada ou inexistente.