Newsletter-janeiro 2014
Informações


40 anos a cartografar o Mundo - NASA

Os satélites da NASA (National Aeronautics and Space Administration) cartografam o Planeta Terra há mais de 40 anos. Estas observações globais da atmosfera, biosfera, superfície da terrestre e oceanos, permitiram uma melhor compreensão do planeta como um sistema integrado das mudanças que ocorrem globalmente. Mais informações.

 

GeoSUR – GeoPortal da América Latina

O Programa GeoSUR, liderado pela CAF (Banco de desenvolvimento da América Latina) e pelo Instituto Pan-Americano de Geografia e História, com o apoio da IIRSA (Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul–Americana), disponibiliza ao público informação geográfica da América do Sul.
Os serviços disponíveis no portal GeoSUR permitem aos utilizadores obter, localizar, visualizar e analisar informações das mais diversas áreas, como a topografia, ambiente, infraestruturas, etc., desenvolvidas pelas instituições participantes, bem como os respetivos metadados. O acesso ao GeoSUR é gratuito e não requer por parte do utilizador nenhum software específico. Mais informações.

Diretiva Inspire


Especificações Técnicas dos Anexos II e III

No passado dia 10 de dezembro foi publicado o Regulamento n.º 1253/2013, que altera as normas de execução em matéria de interoperabilidade dos conjuntos e serviços de dados espaciais do Anexo II + III.
Em simultâneo foram publicadas, no site da INSPIRE, as Especificações Técnicas dos Anexos II e III da diretiva.  Este ato jurídico complementa outros atos jurídicos e normas da diretiva que, juntos, formam a base da estrutura de informação geográfica na Comunidade Europeia. Mais informações


Tecnologias Espaciais


Acesso livre aos dados de satélite

A Comissão Europeia irá permitir o acesso livre e gratuito a uma variedade de dados ambientais importantes, recolhidos pelo Copernicus, o sistema de observação da Terra na Europa.
O novo regime de acesso livre a este tipo de informação pretende facilitar a tarefa de monitorização do ambiente por parte das entidades competentes e, por outro lado, apoiar empresas europeias na criação de emprego e alimentar novos segmentos da economia.
Open Source


Como escolher um software SIG?

Optar por um software de Sistemas de Informação Geográfica open source pode suscitar algumas dúvidas, uma vez que existem atualmente várias opções. Não é correto afirmar que um software é melhor do que outro. Na prática, é apenas necessário definir muito bem o que se pretende realizar e ter em atenção algumas questões, tais como: os principais  objetivos do projeto; a compatibilidade com o sistema operativo do computador; as funções disponíveis no software, a interoperabilidade do software, etc. Mais informações.


Eventos Internacionais