Newsletter-setembro 2013
Informações

ZoomAzores – Mapas dinâmicos aplicados ao turismo de natureza nos Açores 

O ZoomAzores é um serviço de mapas dinâmicos on-line, construído numa plataforma WebSIG, desenvolvido especificamente para a divulgação do turismo de natureza nos Açores.
Através do ZoomAzores é possível visualizar e descarregar imagens, vídeos e percursos compatíveis com serviços de mapas globais como o Google Earth, TrackMaker, ou aplicações de GPS e telemóveis.
Este serviço de mapas é propriedade e gerido pela Associação Regional de Turismo, tendo sido desenvolvido por zoomazores.jpguma equipa da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e do Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa e apoiado pelo programa PROCONVERGENCIA. 

Journal of Maps – publicação de artigos científicos 

 
Journal of Maps é uma revista científica on-line, interdisciplinar, que visa a disponibilização de um fórum para os investigadores publicarem mapas e análises espaciais.
Através da análise pelos pares e do método de publicação inversa (em que o autor paga o processo de revisão), todos os mapas publicados são partilhados, de forma gratuita, pelos interessados.
 
Na página do Journal of Maps é, ainda, disponibilizado um visualizador de mapas que permite ao utilizador navegar sobre os continentes e observar a espacialização das áreas de estudo dos diversos artigos publicados. Esta informação também se encontra disponível no Google Maps. Mais informações. 
 

Mapa interativo de toda a vegetação mundial 

Encontra-se disponível on-line o mapa interativo de toda a vegetação mundial, elaborado pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e pela National Aeronautics and Space Administration (NASA). Este mapa permite visualizar, com grande detalhe, todas as partes do planeta que se encontram cobertas por manto vegetal.
 
A informação apresentada neste vegetacao mundial.jpgmapa corresponde a levantamentos efetuados durante um ano, de forma a cobrir todas as estações, e oferece aos utilizadores dados para várias finalidades, como por exemplo, auxílio na tomada de decisões relacionadas com à ocupação do solo. Mais informações.
 
Tecnologias Espaciais

Satélites de 3ª geração do GPS serão lançados a partir de 2014

Um novo sistema de satélites GPS (Sistema de Posicionamento Global) será lançado a partir de 2014, dando início, assim, à 3ª geração de satélites GPS.
 
A empresa fabricante de produtos aeroespaciaias, Lockheed Martin, completou a Revisão de Projeto Preliminar Delta, prevista no âmbito do programa da Força Aérea dos Estados Unidos.
 
Este novo sistema irá substituir os antigos satélites GPS, melhorando a sua precisão (três vezes maior) e o seu sinal de potência (até 8 vezes maior). Mais informações.
 
 
Open Source


Elshayal Smart Gis Map Editor 

Elshayal Smart Gis Map Editor é considerado o primeiro software SIG de origem árabe. Este programa de SIG permite a edição e visualização de dados geográficos em formato vetorial e raster, bem como de dados em duas ou três dimensões (2D e 3D), a elaboração de mapas e outras funções. Um dos aspetos que se destacam deste software é o facto de ser possívelElshayal Smart Gis Map Editor.jpg carregar imagens diretamente a partir do Google Earth e trocar dados com aparelhos GPS.
Apesar de este programa não ser open source, é gratuito para uso não comercial. Mais informações.
 
 

Eventos Internacionais

IAG 2013 conference - Asociación Internacional de Geodesia, 1 a 6 de setembro, Potsdam, Alemanha;

COSIT (Conference On Spatial Information Theory), 2 a 6 de setembro, Scarborough, Reino Unido;



Living Planet Symposium 2013, 9 a 13 de setembro, Edimburgo, Escócia;


Latin America Geospatial Forum 2013, 11 a 13 de setembro, Rio de Janeiro, Brasil;

FOSS4G-Free and Open Source Software for Geospatial, 17 a 21 de setembro, Nottingham, Reino Unido;