Newsletter-outubro 2013
​Informação


Agência Portuguesa do Ambiente distinguida com o SAG Award

O SILiAmb - Sistema Integrado de Licenciamento Ambiental desenvolvido pela Agência Portuguesa do Ambiente foi distinguido com o SAG Award 2013 - Special Achievement in GIS Award 2013 atribuído pela ESRI durante a International User Conference, que decorreu recentemente na Califórnia.
O projeto português destacou-se entre os milhares que concorreram ao SAG Award. Este prémio reconhece as mais inteligentes e inovadoras aplicações que têm por base a tecnologia ESRI.
O Projeto SILIAmb assegura todo o licenciamento ambiental em Portugal Continental e o seu “sistema integra um Sistema de Informação Geográfica (SIG) suportado pela Tecnologia ArcGIS da ESRI que possibilita que todas as operações, dados e informações estejam georreferenciados, facilitando a interação dos cidadãos com o sistema e agilizando todos os processos de avaliação técnica de licenciamento”.

Ponte de Lima utiliza os SIG para fomentar a produtividade 

O município de Ponte de Lima apostou nos Sistemas de Informação Geográfica para fomentar a produtividade do concelho. Foi criada a Bolsa de Terras Agro-florestais: uma plataforma digital com a identificação e pesquisa dos terrenos disponíveis para venda ou arrendamento no concelho. Neste portal é possível, por exemplo, o proprietário do terreno publicitar a venda ou arrendamento do seu terreno, os interessados manifestarem-se em relação a determinado tipo de terrenos ou efetuarem pedidos de informação. Através do mapa apresentado no portal, é possível visualizar a localização dos terrenos, as suas caraterísticas e fotografias. Mais informações.

EuroGeographics

EuroGeographics é uma associação internacional belga, sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover o desenvolvimento da Infraestrutura de Dados Europeia, contribuindo para o efeito com informação geográfica relacionada com topografia, cadastro e uso do solo.
Atualmente, a EuroGeographics, reúne 59 membros de 46 países de toda a Europa e pretende aumentar as adesões, refletindo as alterações em curso no continente europeu. 
Através do portal da associação é possível descarregar diversa informação geográfica, nomeadamente:
Tecnologias Espaciais


O desafio do Earth Observatory

Todos os meses o Earth Observatory coloca no seu site uma imagem de satélite diferente, para desafiar o cibernauta a adivinhar a sua localização no globo. Não existe prémio monetário mas o Earth Observatory, quando coloca a imagem no blog com o resposta ao desafio, dá destaque ao vencedor e às interpretações mais interessantes.


 
Open Source


TerraView – Software SIG brasileiro

O TerraView é um software open source, livre e gratuito, desenvolvido no Brasil.
Quando foi criado, este software tinha apenas o objetivo de ser um visualizador de dados geográficos, no entanto, atualmente, já permite a sua manipulação e análise.
O TerraView foi desenvolvido tendo por base uma biblioteca online de geoprocessamento chamada TerraLib com os seguintes objetivos principais: apresentar um visualizador de dados geográficos simples e acessível, com a possibilidade de efetuar consulta e análise de dados, e demonstrar a utilização da biblioteca TerraLib. Mais informações.