Newsletter-novembro 2013
Informações


GIS Day

No próximo dia 20 de novembro comemora-se o dia dos Sistemas de Informação Geográfica (GIS Day) que tem como principal objetivo dar a conhecer a geografia e as aplicabilidades dos SIG.
Nesse âmbito, a Direção de Serviços de Cartografia e Informação  Geográfica (DSCIG) irá realizar diversas iniciativas para assinalar a data, entre as quais um concurso de conhecimentos sobre os SIG e a Infraestrutura de Dados Espaciais Interativa dos Açores (IDEiA) direcionados para as escolas da região.


Geospatial World 

O Portal Geospatial World, existente há 10 anos, visa a divulgação de informação relacionada com deteção remota, SIG, GPS, fotogrametria, etc… Este portal oferece cerca de 55 000 páginas a partir das quais é possível aceder à publicação de artigos científicos, notícias, análises de informação e documentação temática. Através do Geospatial World é, ainda, possível aceder a diversos blogues, subscrever uma revista mensal acerca de tecnologias espaciais, consultar informação específica acerca derias partes do mundo, bem como subscrever newsletters com informação sobre a Ásia e a India. Mais informações.


Mapas de análise espacial

A partir da página on-line de James Cheshire, professor do Centre for Advanced Spatial Analysis da  University College London, é possível visualizar as publicações decorrentes dos seus trabalhos de investigação na área da análise espacial. É de destacar a criatividade na apresentação dos conteúdos, quer esta seja estática ou dinâmica, bem como os temas abordados, que vão desde percursos de transportes públicos, distribuição de ocorrências de crimes, ligações entre telemóveis, etc.
 
 
Tecnologias Espaciais


Ferramenta geoespacial de monitorização para a agricultura – Brasil

Foi, recentemente, apresentada uma nova ferramenta de monitorização da agricultura no Brasil. O Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SOMABrasil), desenvolvido pela  empresa Embrapa, integra dados censitários e outros gerados a partir de imagens de satélite, disponibilizando, assim, “uma bases de dados de recursos naturais e agricultura provenientes de várias fontes num único ambiente”.
O SOMABrasil é apresentado numa plataforma WebSIG, o que permite ao comum utilizador interagir com a base de dados, de uma forma simples e dinâmica, podendo selecionar, cruzar informações e criar mapas de acordo com o seu objetivo. Mais informações 

O primeiro radiotelescópio RAEGE inaugurado em Yebes

No passado dia 21 de outubro, foi inaugurado em Yebes pela ministra do Fomento, Ana Pastor, e pela presidente de Castela-Mancha, María Dolores de Cospedal, o primeiro radiotelescópio do projeto hispano-português RAEGE - Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais. Este radiotelescópio é uma ferramenta destinada ao estudo e medição da terra, estará operacional até ao final deste ano, mede 13,2 metros de diâmetro e foi batizado com o nome do cosmógrafo Jorge Juan que determinou a forma e medida do meridiano terrestre.
Estiveram também presentes no evento o delegado do Governo em Castela-Mancha, representantes e profissionais do Centro Astronómico de Yebes e dos Açores, assim como outras entidades políticas da província de Guadalajara.
O radiotelescópio inaugurado faz parte de uma rede mundial, que trabalha em conjunto, com o objetivo de fornecer informação necessária e de alta precisão aos satélites que estão em orbita da Terra, para que estes possam, por exemplo, medir o nível das águas do mar ou os movimentos das placas tectónicas. Mais informações.

 
Open Source


Marble - Software didático

O software Marble, considerado como uma verdadeira enciclopédia geográfica on-line, é livre e didático.
Com interface ‘amigável’ e com funcionamento semelhante ao Google Earth, este software permite visualizar mapas com todos os elementos da cartografia essenciais. Se o utilizador utilizar o programa on-line, é possível visualizar fotomarble.pnggrafias e redes de estradas, em toda a superfície terrestre. Existe também informação disponível com dados históricos e de clima e, além disso, é possível também visualizar a superfície da Lua e de outros planetas. Mais informações.


Eventos Nacionais

Comemoração do GIS Day, 20 de novembro, Ponta Delgada / Castelo Branco / Lisboa / Beja;
IX Congresso da Geografia Portuguesa, 28 a 30 de novembro, Évora


 

Eventos Internacionais

GSDI 14 and AfricaGIS 2013, 4 a 8 de novembro, Addis Ababa, Etiópia;
GIS Day, 20 de novembro;
10th Symposium on Location Based Services (LBS), 21 a 22 de novembro, Shangai, China;
8th International gvSIG Conference, 28 a 30 de novembro, Valencia, Espanha;