Newsletter-maio 2013
Informações


Google Earth na sala de aula

Foi lançado o livro "Google Earth na sala de aula" com o objetivo de ajudar a comunidade educativa na aplicação da ferramenta Google Earth™ e cativar os seus alunos com um método inovador de apresentação dos conteúdos programáticos.
No livro são apresentados “exemplos práticos dagoogle na sala de aulas.jpg criação, partilha e reprodução de ficheiros, bem como o acesso a um conjunto impressionante de mapas gratuitos com aplicação em várias áreas curriculares como Biologia, Geografia, Ciências Naturais, Estudo do Meio, Matemática, História, Físico-Química, entre outras”. Mais informações.


Criar, colaborar e partilhar mapas avançados usando Google Maps Engine Lite (Beta)

Google Maps Engine Lite (Beta) google maps engine.jpgconsiste numa nova solução desenvolvida para permitir que qualquer utilizador, mesmo sem experiência, possa criar e partilhar mapas personalizados de uma forma simples sem ter de adquirir um software complexo. Basta possuir uma conta Google e outra Google Maps Engine Lite (ambas gratuitas). O Google Maps Engine Lite é um produto gratuito que permite:
  • Criar, simbolizar e anotar os seus mapas;
  • Armazená-los gratuitamente na plataforma Google;
  • Partilhá-los de uma forma privada ou pública;
  • Partilhar ferramentas, tais como: navegação, pesquisa, edição, etc.

GEOPORTAL de Vila Nova de Gaia

Considerado um dos maiores portais de informação geográfica temática municipal disponível ao público, o GeoPortal de Vila Nova de Gaia representa um modelo a seguir por muitos municípios.
Com o objetivo de prestar um serviço público de manutenção e atualização permanente, o GeoPortal disponibiliza informação com os seguintes dados estatísticos: mapas interativos (dos Instrumentos de Gestão Territorial e Cartografia, de conteúdos do Roteiro Turístico e projeto Citygaia, dos projetos da Reabilitação Urbana, estado de obras, documentos estratégicosgeoportal.jpg e bolsa de imóveis, dos equipamentos e ações municipais no âmbito da Habitação Social), mapa desenvolvido em plataformas Open Source em 3D e Atlas Digital de Informação Geoestatística. Mais informações.
 
 
Tecnologias Espaciais

 
Vítor Fraga anuncia programa para as tecnologias das comunicações 

Na cerimónia que assinalou o início da construção de uma Estação VLBI (Very Long Baseline Interferometry), realizada no mês de abril na ilha de Santa Maria, a qual integra a Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), o Secretário Regional de Turismo e Transportes anunciou "um programa específico para as tecnologias das comunicações" com o objetivo de "promover os Açores como um local onde este tipo de projetos e investimentos é apoiado e bem-vindo".Vitor Fraga.jpg
A Estação VLBI resulta de um protocolo realizado entre o Governo dos Açores e o Instituto Geográfico Nacional de Espanha e representa um investimento de cerca de cerca de cinco milhões de euros e estará operacional em abril de 2014. Mais informações.


Vítor Fraga considera estação GSS em construção na ilha de Santa Maria exemplo de captação de investimento

O Secretário Regional do Turismo e Transportes acompanhou o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, numa visita às obras de construção da futura estação Galileo Sensor Station (GSS), que está a ser construída na ilha de Santa Maria.
De acordo com o Secretário Regional, a construção da estação, iniciada em meados do mês de abril, trata-se de “um investimento inserido no projeto Agência Espacial Europeia (ESA), que se iniciou com a estação de rastreio de salites e que agora vai evoluir para este projeto europeu, o projeto Galileo, que vai competir diretamente com o conhecido Sistema de Posicionamento Global (GPS)”. Mais informações.


Alunas de Santa Maria vencem competição CANSAT 2013

A equipa de Santa Maria, Air Sat One Team, venceu a competição de minisatélites CANSAT 2013, que decorreu durante o mês de abril na Holanda. Os membros da equipa vencedora são as alunas Joana Batista, Maria Coelho, Mariana Sousa e Rute Silva, e os professores Juan Nolasco e Hélder Chaves.
Esta competição é organizada pela ESA e o seu principal alunas santa maria.jpgobjetivo é o de construir e configurar um satélite miniaturizado (CanSat), da dimensão de uma lata de refrigerante que, após ser lançado foguete de forma a atingir os 1000 metros de altitude, deverá executar uma missão definida pelos próprios alunos. Mais informações.
 
Open Source


OGC anuncia concurso de mapas patrocinado pela Google

O “Student Map App Challenge“ é um concurso para estudantes com interesses na área da programação, mapas e em serviços de localização.
Este concurso, promovido pelo Open Geospatial Consortium (OGC) tem o patrocínio da Google, um dos seus membros principais. Esta competição pretende promover a concsiencialização e utilidade dos valores presentes na OGC e demonstrar a importância da interoperabilidade geoespacial. O concorrente que ficar em primeiro lugar terá a possibilidade de receber o seu prémio perante os membros da OGC, receber um Tablet Nexus doado pela Google, ter uma página no site da OGC exclusivamente dedicada à aplicação vencedora, entre outros.

Eventos Nacionais




Eventos Internacionais

Geospatial World Forum 2013, 13 a 16 de maio, Roterdão, Holanda;
 
Web Cartography for National SDIs, 14 de maio, Lovaina, Bélgica;
 
EUREF 2013, 29 a 31 de maio, Budapeste, Hungria;