Newsletter-julho 2013
Informações

 
Novidades no Portal da IDEiA

No passado mês de Junho foram disponibilizadas duas novas componentes no Portal da IDEiA: um fórum de discussão e uma aplicação com as Secções Cadastrais da ilha de São Miguel. O fórum de discussão destina-se a todos os utilizadores que se encontrem registados no Portal epretendam debater assuntos relacionados com a IDEiA. Por fim, a aplicação das Secções Cadastrais, disponibilizada gratuitamente pela Divisão de Informação Cadastral, permite a consulta das secções cadastrais dos concelhos da ilha de São Miguel que possuem Cadastro Geométrico da Propriedade Rústica em vigor.


 

EUE 2013 - 11º Encontro de Utilizadores Esri Portugal

 
Durante os dias 5 e 6 de junho realizou-se na Culturgest, em Lisboa, o EUE 2013 – 11º Encontro de Utilizadores ESRI Portugal, sob o lema “Os SIG e a Afirmação da Singularidade”. A DROPTC/DSCIG participou neste encontro através da realização de uma apresentação acerca da Infraestrutura de Dados Espaciais Interativa dos Açores (IDEiA), no âmbito da qual foram explicitados os pressupostos de criação da infraestrutura, estado atual de implementação e desenvolvimentos futuros. No EUE 2013, para além da IDEiA, foram também apresentadas as aplicações mobile e web de publicação geográfica dos resultados eleitorais nos Açores da responsabilidade da DROAP, bem como o SIG dos SMAS da CM Ponta Delgada. Os participantes deste encontro puderam assistir a diferentes sessões e apresentações e participar em workshops de desenvolvimento de aplicações web e de aplicações móveis. Mais informações.
 

IDERA - Infraestrutura de Dados Espaciais da República Argentina

 
A Infraestrutura de Dados Espaciais da República Argentina (IDERA) engloba o trabalho cooperativo de diferentes níveis do governo, de âmbito académico e de investigação. A IDERA tem como um dos seus objetivos estabelecer acordos entre instituições para permitir a busca, a avaliação e o uso da informação geográfica produzida na Argentina. Para a implementação e gestão desta plataforma foi formada uma Equipa de Coordenação Inicial e sete grupos de trabalho com objetivos definidos, como por exemplo: Difusão e Comunicação; Dados básicos e Fundamentais; Metadados e Catálogo de Metadados. Mais informações. 

ArkGIS (Sistema de Informação Geográfica do Ártico)

ArkGIS (Sistema de Informação Geográfica do Ártico) é uma plataforma web livre e interativa, que combina e integra dados existentes sobre o meio ambiente e a atividade humana no Ártico. O ArkGIS permite a qualquer utilizador personalizar e fazer o download de mapas e vídeos. O derretimento do gelo, o aumento das atividades de transporte e a corrida aos recursos naturais colocaram o Ártico no centro das atenções mundiais. Esta plataforma permite ter uma visão geral sobre as atividades humanas e os valores naturais presentes no extremo norte do globo. Mais informações.

 

Tecnologias Espaciais
 

CORINE Land Cover 2006, 2000 e 1990 da Região Autónoma dos Açores

Já se encontra disponível para visualização e descarregamento, no Portal da IDEiA, os produtos finais do projeto CLC Açores. Este projeto teve como objetivos, não só a produção de cartografia CLC para o arquipélago dos Açores, para os anos de 1990, 2000 e 2006, mas também a caracterização das principais alterações ocorridas ao nível da ocupação e/ou uso do solo  entre as referidas datas. Mais informações.

IGS lança serviço de correção GNSS em tempo real

O “Real-time Service (RTS)” é uma nova aplicação, desenvolvida pelo Serviço Internacional de GNSS (IGS), que possibilita o posicionamento e correção GNSS (Global Navigation Satellite Systems) em tempo real. O IGS é uma rede internacional que oferece serviços, dados e produtos GNSS.
“O novo serviço anunciado pelo IGS estende a capacidade do sistema em oferecer posicionamento por ponto preciso (PPP) e aplicações correlatas em tempo real. O RTS é um serviço de correção de órbita e relógio, que permite a sincronização do tempo e monitoramento de desastres, em escala global”.

 
Open Source
 

MapWindow GIS

O projeto MapWindow  constitui um SIG open source gratuito que permite a manipulação, a análise e a visualização de dados geoespaciais em vários formatos. O MapWindow foi desenvolvido com o objetivo de atender a diversas necessidades, sejam as de um utilizador convencional, as de um programador ou as de quem pretende desenvolver ferramentas mais específicas. 
 
 
 

 Eventos Internacionais

GI_Forum 2013, 2 a 5 de julho, Salzburgo, Alemanha;


Esri Education GIS Conference, 6 a 9 de julho, San Diego, EUA;

Conferência Internacional de Usuários ESRI, 8 a 12 de julho, San Diego, EUA;


COM.Geo 2013, 22 a 24 de julho, San Jose, EUA;

Cambridge Conference 2013 and UN-GGIM3 Committee session, 24 a 26 de julho, Cambridge, Reino Unido