Newsletter-dezembro 2013
​Informações

 

Comemoração do GIS Day

No ​passado dia 20 de novembro a Secretaria Regional do Turismo e Transportes (SRTT),  promoveu um conjunto de iniciativas para a comemoração do GIS Day - dia dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) nos Açores.

A iniciativa contou com a apresentação de posters de alguns projetos em SIG desenvolvidos pela SRTT, a divulgação de dois filmes criados especialmente para o GIS Day e com o lançamento de um concurso de conhecimentos sobre os SIG e a Infraestrutura de Dados Espaciais Interativa dos Açores (IDEiA) direcionados para as escolas da região. Mais informações


SIG do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P.

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I. P. (LNEG) utiliza os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para a produção de cartografia oficial, geológica e temática, para o planeamento e ordenamento do território e para a gestão de recursos naturais e energéticos.
O GeoPortal do LNEG permite a partilha, pesquisa e disponibilização dos dados geográficos do LNEG e apresenta funcionalidades de pesquisa de metadados, de consulta de bases de dados e de visualização e download de mapas. Esta infraestrutura encontra-se em conformidade com os princípios e normativos da Diretiva Inspire.

Europe Dotmap – todos os europeus num mapa

O mapa temático intitulado ‘Europe Dotmap’, composto por 591.391.284 pontos (um por pessoa), representa a densidade populacional europeia.
Neste mapa, a população encontra-se distribuída por 72.147 unidades administrativas (municípios, províncias, etc)  de 53 países. Estes dados provêem da fusão de dois  conjuntos de dados: população estimada para 2015 pela NASA SEDAC e áreas administrativas do Global Administrative Areas (GADM v2). Visualizar o mapa e mais informações.
 

Tecnologias Espaciais


Georreferenciação de objetos no fundo do mar

Georreferenciar objetos no fundo do mar requer métodos diferentes dos utilizados em terra. Para localizar ou posicionar um objeto no ambiente submarino é necessário utilizar a energia acústica – chama-se a este método Hidroacústica. Primeiro é necessário posicionar uma embarcação, com um rastreador GNSS. De seguida são utilizados os chamados métodos de posicionamento, baseados no princípio básico de propagação do sinal acústico pela água, dos quais se destacam os seguintes: o método de Linha Base Super Curta (SSBL) e o método de Linha Base Longa (LBL). Mais informações sobre esta técnica.

 

Open Source


DIVA GIS

DIVA-GIS é um software livre para sistemas de informação geográfica (SIG). Com o DIVA-GIS é possível criar mapas do mundo ou de áreas restritas usando, para o efeito, limites administrativos, imagens de satélite ou localizações específicas de objetos. Este software também fornece dados espa​ciais gratuitos compatíveis com o próprio DIVA-GIS ou com outros programas de SIG. 

O DIVA-GIS é particularmente útil para cartografar e analisar dados de biodiversidade, tais como a distribuição das espécies e é compatível com outros formatos de dados convencionais (nomeadamente os da ESRI), sendo executado facilmente no Windows e no Mac OSX. Mais informações