Newsletter - janeiro 2012
Informações

 

SMIGA – Sistema Municipal de Informação Geográfica de Aveiro;

“A procura e implementação dos Sistemas de Informação Geográfica na administração local é hoje um dado adquirido, pois permite gerir os territórios de forma integrada. Grande parte, se não toda, da atividade municipal é georreferenciável, tem ou virá a ter repercussões espaciais, se tivermos conhecimento aprofundado e integrado do nosso território a gestão municipal é seguramente mais eficaz. Numa era em que a informação e a tecnologia assumem um papel preponderante, os Sistemas de Informação Geográfica são fundamentais. Neste sentido, a Câmara Municipal de Aveiro tem vindo a desenvolver e a disponibilizar ferramentas que pretendem facilitar o acesso e a consulta à Informação Geográfica através da Internet.”   In http://www2.cm-aveiro.pt/SMIGA2011/

 

David Rumsey Map Collection;   

foto1janeiro12.jpgEsta base de dados criada por David Rumsey conta com mais de 28 000 mapas e imagens on-line. É uma coleção de mapas, sobretudo dos séculos dezoito e dezanove, que vão desde o continente Americano, à Europa, Ásia e África, onde estão representadas categorias como atlas antigos, cartas marítimas, mapas de bolso, mapas manuscritos, etc…
Para visualizar aceda a: http://rumsey.mapranksearch.com/  
 
 

- GeoNames - Toponímia de Portugal;

É possível obter dados toponímicos gratuitos, através do repositório on line GeoNames, ao abrigo da licença Creative Commons Attribution 3.0.
Os dados podem ser descarregados em formato txt. a partir do endereço http://download.geonames.org/export/dump/. foto2janeiro12.jpg
Para obter uma demonstração prática para transformar esses dados em informação geográfica vetorial, consulte http://opussig.blogspot.com/2011/03/toponimia-de-portugal.html#more 
 

EARTH PULSE – State of the earth 2010;

foto3janeiro12.jpgA National Geographic, através da publicação deste mapa, disponibiliza um vasto conjunto de informações relativas à distribuição da população mundial, ao consumo até às questões ambientais. É um exemplo no que toca à criação de uma infraestrutura baseada em sistemas de informação geográfica pois alia a informação alfanumérica à informação geográfica, podendo também recorrer-se a esta plataforma para análise estatística e visualização de fotografias.
 

Vamos Mapear Portugal;

Vamos Mapear Portugal” é uma iniciativa que visa recolher informação geográfica por voluntários por todo o país para que se possa criar o melhor mapa de Portugal, sobre o Open Street Map.
Este projeto pretende que “a informação seja livre e acessível a todos, quer ao cidadão, quer à administração, quer às escolas, quer às empresas e que sejam criados os mecanismos e dinâmicas necessárias para que a informação seja atualizada em permanência.”
foto4janeiro12.jpgTendo em conta que será necessário o planeamento e a organização de toda a informação, através deste portal poderá inscrever-se para ajudar nessas tarefas.
 
Tecnologias Espaciais

 

NEREUS;

foto5janeiro12.jpgA NEREUS (Network of European Regions Using Space Technologies) lançou vídeo alusivo ao GMES e GALILEO, enaltecendo as regiões membros do consórcio e a sua dinâmica nesta área.

Para visualizar aceda a: http://www.youtube.com/watch?v=NaakACX1Kuk 

 

Eyes on the Earth – NASA, National Aeronautics and Space Administration; 

foto6janeiro12.jpgO portal da NASA, oferece informações detalhadas sobre algumas das suas missões efetuadas com informações recolhidas pelos satélites que estão na orbita do nosso Planeta. 

Para visualizar aceda a: http://www.nasa.gov/externalflash/eyes/

 

Sugestões Open Source

 

OSGeo Wiki Portugal;

foto7janeiro12.jpgEsta página “tem como interesse comum a promoção do software livre para Sistemas de Informação Geográfica, alinhados com o espírito da OSGeo .“ In http://wiki.osgeo.org/wiki/Portugal       Ler mais

EVENTOS NACIONAIS

EVENTOS INTERNACIONAIS