Newsletter - fevereiro 2012
​Informações
 

Monitorização das metas do Plano Nacional de Saúde; 

foto1fevereiro12.jpgO Alto Comissariado da Saúde desenvolveu uma aplicação Web apoiada em Sistemas de Informação Geográfica de forma a monitorizar geograficamente as metas e os indicadores do Plano Nacional de Saúde (PNS). Esta plataforma suporta a pesquisa da informação relativa ao PNS e apresentação de dados através de mapas e tabelas.
A solução apresentada para este projeto foi baseada no uso de software livre, tendo em conta as principais normas definidas pelo Open Geospatial Consortium.  
  

Plataforma SIPE - Sistema de Informação de Planeamento de Emergência;

foto2fevereiro12.jpgAtravés da Plataforma SIPE - Sistema de Informação de Planeamento de Emergência, é possível aceder aos Planos de Emergência e Proteção Civil de segunda geração que estão aprovados pelas entidades competentes. Esta plataforma pretende partilhar a informação disponível nas áreas do planeamento de emergência para as entidades e publico em geral.  
 

Oeiras – INOVA, Informação Estatística;

Através da Plataforma de Sistemas de Informação Geográfica desenvolvida pela Câmara Municipal de Oeiras, é possível consultar informação estatística, recolhida pelo Instituto Nacional de Estatística no âmbito do Recenseamento Geral da População e Habitação de 1991 e 2001.O utente pode criar mapas temáticos recorrendo a informação estatística.

 

Austrália vai mapear solos;

foto4fevereiro12.jpg“A Austrália vai passar a dispor de novas ferramentas para gerir os seus vastos territórios, uma vez terminado o projeto de mapeamento do solo, que está a ser desenvolvido pela Organização para a Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth (CSIRO, em inglês).” In http://www.i-gov.org/index.php?article=17016&visual=1  Ler mais 

 

Tecnologias Espaciais
 

Ciência: Projetos para o mar são responsáveis por 40% de retorno do programa GMES

foto6fevereiro12.jpg“A área marinha é responsável pela maior parte do retorno do investimento conseguido por Portugal através do programa europeu de Observação da Terra (GMES).”

Laboratório português faz testes para Agência Espacial Europeia

foto7fevereiro12.jpgRealizam-se em Castelo Branco três projetos de certificação de viaturas, no Laboratório de Ensaios Termodinâmicos do Instituto de Soldadura e Qualidade (Labet), para a Agência Espacial Europeia. “O primeiro projeto visa testar a resistência do revestimento do vaivém a temperaturas de 1600 graus; o segundo consiste numa avaliação aos tanques de combustível da nave espacial; e o terceiro envolve ensaios das secções (andares) do Ariane V, o novo foguetão da Agência Espacial Europeia”.
 
Sugestões Open Source

 

Programas SIG disponíveis para Linux

foto5fevereiro12.jpgExiste uma gama extensa de softwares de Sistemas de Informação Geográfica livres disponíveis para quem trabalha com a plataforma Linux. Através deste endereço pode ter acesso a todos esses softwares e bibliotecas compatíveis com o sistema operativo Linux.