Newsletter-dezembro 2012
Informações

 

Projeto Disaster - Base de dados de cheias para prevenir desastres

O Projeto Disaster, desenvolvido por investigadores das universidades de Lisboa, Porto e Coimbra, pretende constituir uma base de dados acerca dos episódios de inundações e deslizamentos de terras ocorridos em Portugal Continental, nos últimos 150 anos, e que causaram vítimas mortais. 
Tendo por base 145.344 exemplares de 16 jornais portugueses publicados no último século e meio, foi dado início a este projeto, o qual será um importante instrumento para a prevenção de futuras tragédias no país. Mais informações.

 

Virtual Kenya

A plataforma Virtual Kenya permite aos utilizadores fazer o download do banco virtual de Sistemas de Informação Geográfica do Quénia em vários formatos, bem como aceder aos metadados dos conjuntos de dados espaciais.
Os mapas disponíveis na plataforma abordam temas como a agricultura, a biodiversidade, o solo, o turismo, a população e a água, os quais poderão ser sobrepostos e resultar em mapas que o utilizador pode salvar e exportar em formato PDF.
 

Recursos Minerais dos Fundos Marinhos

A Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (International Seabed Auhority) é uma organização intergovernamental autónoma, fundada sob a Convenção da Lei do Mar das Nações Unidas de 10 de dezembro de 1982. Este organismo tem sede em Kingston, Jamaica, e foi criado com o intuito de organizar e controlar todas as atividades relacionadas com a pesquisa dos fundos marinhos, que vão para além das áreas de jurisdição dos países. Através do geoportal deste organismo é possível visualizar a informação relativa aos recursos minerais dos fundos marinhos. Mais informações.

 
Tecnologias Espaciais

 

Ilha de Santa Maria – um pólo da tecnologia aeroespacial

O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, anunciou no passado dia 25 de novembro que “o Governo dos Açores está empenhado em captar investimentos na área da tecnologia e da tecnologia aeroespacial para Santa Maria e para a Região”.
O governante salientou na sua comunicação a importância da Estação de Rastreio de Satélites da Agência Espacial Europeia, instalada em Santa Maria.
Vítor Fraga entende que o Governo dos Açores deve continuar a trabalhar no sentido de “captar a atenção de todas as entidades europeias para o posicionamento estratégico de Santa Maria e para aquele que tem sido um investimento permanente em infraestruturas que o Governo tem executado para desenvolver este tipo de negócio na Região”. Mais informações.

 

Open Source

 

O Projeto GRASS GIS

O projeto GRASS GIS (GRASS - Geographic Resources Analysis Support System) é um software livre e gratuito de Sistemas de Informação Geográfica utilizado para a gestão e análise de dados, processamento de imagem, produção de mapas e gráficos, modelação de imagem e visualização de mapas.
Este software é atualmente utilizado por agências governamentais em todo o mundo, por empresas de consultadoria ambiental, entre outras.
Este é um projeto oficial da Open Source Geospatial Foundation.
Mais informações.