Newsletter-abril 2012
Informações

 

Projeto SIG RIA;

A Associação de Municípios da Ria de Aveiro, que conta com 11 municípios, criou uma infraestrutura de dados geográficos, Projeto SIG Ria, de forma apoiar o conhecimento, o planeamento e o apoio à gestão da grande área geográfica em causa. Ao centralizar a informação geográfica de toda a área, aumentam a qualidade do serviço prestado à população.
 

IJSDIR - International Journal of Spatial Data Infrastructures Research;

IJSDIR é um jornal científico publicado exclusivamente on-line pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia. Este jornal tem como objetivo promover a atividade científica relacionada com o desenvolvimento, implementação e uso de infraestruturas de dados espaciais. 
 

Mapas do Instituto Nacional de Estatística - INE; 

Desde os Censos’91 que o INE dispõe de uma Base Geográfica de Referenciação Espacial, a partir do qual construiu a Base Geográfica de Referenciação e Informação – BGRI.
A “BGRI resulta do processo de conversão para formato digital das delimitações anteriormente existentes em formato papel, associada à necessária atualização decorrente das dinâmicas territoriais registadas na última década, assegurando assim a desejada compatibilidade para comparação espacial entre 1991 e 2001”. Nesta plataforma estão disponíveis dados estatísticos referentes a Portugal continental, Açores e Madeira. 
 

Serviços WMS do Atlas da Água - INAG

“Os serviços Web Map Service são um formato aberto do Open Geospatial Consortium que permitem disponibilizar informação geográfica de forma normalizada para uma série de aplicações clientes, como por ex., o ArcGIS, GeoMedia, Google Earth, gvSIG, NASA World Wind, Open Layers, uDig, Qgis, etc.”  

  

Tecnologias Espaciais
 

Escola dos Açores participa em competição internacional da ESA;

Alunos de Vila do Porto da Escola Básica e Secundária de Vila do Porto, em Santa Maria estão a terminar satélite que deverá estar pronto até ao fim do mês de março e será lançado em abril, na Noruega.
O projeto, minissatélite denominado 'Azorean Shearwater' ('Cagarro Açoriano'), representará Portugal numa competição promovida pela Agência Espacial Europeia (ESA) e irá competir com equipas da Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Holanda, Suécia, França, Grécia, Roménia, Espanha, Itália e Reino Unido. Mais informações 
 

Graciosa integra “Atmospheric Radiation Measurement”;

O Programa Atmospheric Radiation Measurement (AMR) estuda impacto de radiações e das nuvens nos modelos climáticos e está integrado permanentemente na Estação de Investigação Climática para Medição da Radiação Atmosférica que se encontra instalada na ilha Graciosa. Desde 2009 que o Departamento de Energia dos Estados Unidos da América decidiu escolher a Graciosa para localizar o AMR, dada a localização estratégica no Atlântico Norte. “Os dados recolhidos ao longo dos seus 16 meses de funcionamento permitiram criar a primeira estrutura climatológica vertical detalhada de nuvens baixas numa zona marinha subtropical.” Mais informações 
 
Sugestões Open Source
 

GeoNode

GeoNode é uma plataforma para a gestão e publicação de dados espaciais. Reúne vários projetos open-source software sob uma interface consistente e fácil de usar, permitindo que facilmente os utilizadores partilhem dados e criem mapas interativos.
Com as ferramentas existentes no GeoNode, é possível a criação integrada de dados, metadados e a visualização de mapas. Cada conjunto de dados  pode ser partilhado publicamente ou restringido, de forma a dar acesso apenas a utilizadores específicos.
Também é possível a associação de perfis de utilizadores permitindo assim o desenvolvimento de plataformas de comunidades com interesses comuns
.  

EVENTOS NACIONAIS

EVENTOS INTERNACIONAIS