Newsletter - janeiro 2018
Informações


JIIDE 2017 - Comunicações e Vídeos disponíveis

Encontram-se já disponíveis online os resumos e as apresentações efetuadas durante as VIII Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais e II Encontro Nacional de Informação Geográfica. Também se encontra disponível uma lista de reprodução no YouTube com alguns vídeos das apresentações/workshops realizados durante esses encontros.

Blog Spatial Times

O Spatial Times é um blog que visa a partilha de ideias e soluções relacionadas com o mundo dos SIG. Os seus autores (consultores SIG/Arquitetos/etc.) publicam diversos conteúdos relacionados com essa temática, bem como algumas novidades que vão surgindo na área. Através deste blog é, ainda, possível conferir novidades acerca do diversos do software SIG comercial e open-source, atualmente existente no mercado. Conheça o blog aqui.
spatialtimes.png 

Cursos Livres da ESRI

O SIG está em permanente evolução o que implica que a formação seja constante. Partindo deste preceito, o Blog GISGeography apresenta neste início de ano uma lista de 7 cursos gratuitos da ESRI que podem ser feitos em qualquer altura apenas acedendo ao link específico, e outros de formato MOOC (Massive Open Online Courses) com datas específicas de formação. Consulte as sugestões de cursos aqui.

BBBike

A BBBike é uma aplicação disponível na internet, e que pode ser descarregada, que tem como principal objetivo permitir ao utilizador gerar rotas para viajar de bicicleta numa cidade e arredores, através da escolha do ponto de partida e de destino. Esta aplicação, que inclui mais de 200 mapas de cidades, suporta mais de 17 tipos de mapas, permite exportar rotas GPS em GPX ou KML, gerar uma versão impressa em PDF ou armazená-las no telemóvel. É ainda de ressaltar que os dados são atualizados semanalmente a partir do OpenStreetMap. Mais informações.

Diretiva INSPIRE


Coordenação entre Diretivas

A Agência Europeia do Ambiente disponibilizou recentemente uma listagem dos 45 conjuntos de dados geográficos (CDG) cujo reporte é prioritário no âmbito das diversas diretivas ambientais aplicáveis na União Europeia. Os diversos Estados-Membros deverão, assim, proceder à identificação dos seus CDG que se enquadram nessas diretivas até 15 de maio de 2018. Outra das medidas que visam impulsionar a implementação da Diretiva INSPIRE, de uma forma mais efetiva e transversal, passará pela publicação dINSPIRE.jpga versão beta dos visualizadores temáticos INSPIRE, cuja versão definitiva se estima que seja publicada em setembro de 2018. Mais informações.

 
 
Eventos internacionais