Newsletter - abril 2018
Informações


Just Side - Universidade de Coimbra lidera projeto geojurídico

A rede ibero-americana “JUST Side - Justiça e Sustentabilidade no Território através de Sistemas de Infraestruturas de Dados Espaciais”, foi criada pela Universidade de Coimbra em conjunto com 11 parceiros de 8 países e tem como principal objetivo desenvolver análises jurídicas com base em dados territoriais, ambientais e sociais, com apoio dos Sistemas de Informação Geográfica. De acordo com Alexandra Aragão, que lidera esta rede, "pretende-se detetar e identificar situações de injustiça e divulgá-las através de uma cartografia avançada, composta por múltiplas camadas (layers) de informação geográfica, ambiental e social, que será disponibilizada num geoportal denominado Just Side". O projeto pretende ainda servir de ferramenta de apoio à decisão e prevenir novas injustiças. Mais informações.

Novo geoportal da Região Autónoma da Madeira

A Região Autónoma da Madeira renovou recentemente a sua Infraestrutura de Informação Geográfica. O novo visualizador permite, entre outras tarefas, fazer pesquisas simples ou avançadas, gerir serviços, fazer análise e exploração de temas como a Carta de Solos, Corine Land Cover ou Ortofotomapas. Explore a infraestrutura aqui.
 

Aplicação móvel dos Parques Nacionais (Espanha)

O Centro Nacional de Informação Geográfica de Espanha publicou, no passado mês de março, uma aplicação para dispositivos móveis sobre os Parques Naturais de Espanha. Nesta aplicação orientada para o turisAppParquesNaturales.jpgmo de natureza podem consultar-se rotas, pontos de interesse, informação sobre a história, fauna, flora e excursões dos Parques Naturais. Esta aplicação, que se baseia na cartografia oficial do Instituto Geográfico Nacional, está disponível na AppStore e no Google Play. Mais informações.


Diretiva INSPIRE


INSPIRE Geoportal Thematic Viewer

O INSPIRE Geoportal Thematic Viewer é uma forma simplificada de utilização do Geoportal INSPIRE através da aplicação de filtros temáticos e espaciais avançados. Este geoportal, lançado em dezembro de 2017, apresenta duas áreas distintas: uma dedicada aos dados prioritários e outra organizada de acordo com os temas dos Anexos INSPIRE. Para que ologo_en.png INSPIRE Geoportal Thematic Viewer funcione de forma eficaz é necessário que os metadados dos Conjuntos de Dados Geográficos estejam devidamente indexados e em conformidade com as especificações INSPIRE. Aceda aqui ao Geoportal.

Inscrições abertas para a Conferência INSPIRE 2018

A Conferência INSPIRE irá realizar-se este ano na cidade de Antuérpia, na Bélgica, de 18 a 24 de setembro. Já se encontram abertas as inscrições para esta conferência, bem como definido o prazo para submissão de propostas de apresentações (15 de abril). Mais informações.


 

Eventos nacionais
  • Colóquio "As infraestruturas de dados espaciais e outras ferramentas de apoio a uma decisão conjunta", 20 de abril, Coimbra.
 
Eventos internacionais