Newsletter - setembro 2017
Informações


APPSIG

A Associação Portuguesa para os Sistemas de Informação Geográfica (fundada em 2016) é uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo passa por promover e divulgar o conhecimento técnico e científico nos SIG, e estabelecer uma rede de contactos nesta área. No seu site disponibiliza um repositório de endereços web e geoportais com informação geograppsig.pngáfica para descarregamento, artigos da área dos SIG e links para formações gratuitas, uma bolsa de emprego, entre outras coisas. Mais informações.

Programa das JIIDE 2017

O programa das VII Jornadas de Infraestruturas de Dados Espaciais (JIIDE) já se encontra disponível. O evento que pretende ser um espaço de reflexão, debate e partilha de conhecimento decorrerá de 15 a 17 de novembro em Lisboa. O ENIIG Logo_JIIDE.jpg(Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica) será este ano integrado nas JIIDE, decorrendo no dia 17 de novembro. Mais informações.

Publicação de serviços de dados abertos pan-europeus

O Eurogeographics apresentou um plano para publicação de serviços de dados abertos pan-europeus baseados na utilização de informação geográfica de fontes oficiais juntamente com um modelo de negócio que respeite a política de dados, os requisitos legais e organizacionais de cada membro. Esta será uma fonte única de dados de vários países com especificações comuns e de disponibilização gratuita ou a preços claros e harmonizados. Mais informações.
 
Diretiva Inspire


Relatório da Comissão Europeia sobre o estado da interoperabilidade na Europa

O Relatório 2016 "State of Play of Interoperability in Europe" apresenta os principais resultados da monitorização feita pelo National Interoperability Framework ObsIE2016.pngervatory (NIFO) e respetiva comparação com os anos anteriores. Este relatório identifica também as tendências tecnológicas relacionadas com as iniciativas de interoperabilidade, apresentando para cada uma delas um apanhado das principais características e exemplos da sua implementação nos Estados-Membros. Mais informações.


Open Source


Geo Santa Maria - GeoPortal do Município de Vila do Porto

O Município de Vila do Porto apresentou o seu geoportal desenvolvido unicamente com base em tecnologia open source. O Geo Santa Maria permite pesquisar no seu catálogo de informação geográfica de uma forma muito intuitiva e apresenta também um visualizador com um conjunto variado de ferramentas. Neste geoportal é possível consultar cartografia de base, serviços de utilidade pública, planos dgeosantamaria.pnge ordenamento e gestão territorial vigentes; emitir plantas de localização; disponibilizando também um guia turístico online e um visualizador mobile. Mais informações.

 


Eventos internacionais