Newsletter - novembro 2017
Informações


Nova versão do GeMA - GeMA 5.2

Encontra-se disponível para descarregamento gratuito, através do Portal IDEiA, a nova versão 5.2. do Gestor de Metadados dos Açores (GeMA).

O GeMA é uma ferramenta multifuncional que permite criar, converter, listar, descarregar e submeter ficheiros de metadados para o Sistema de Metadados dos Açores. O recurso a esta ferramenta possibilita a criação de metadados em conformidade com a Diretiva INSPIRE e com o Perfil MIG.

As novidades apresentadas nesta nova versão respeitam à:
• Criação do botão "Gerar UUID com prefixo http://id.igeo.pt/";
• Eliminação do campo "Identificador Único do Recurso (Espaço de Nomes e Código)";
• Adição de coluna com o "Título do Recurso" (metadados dos Serviços, no campo "Recurso Associado");
• Adição de função de pesquisa livre no campo "Recurso Associado";
• Correção de bugs anteriormente identificados.  Mais informações.

JIIDE e ENIIG 2017 - Programa Final

As VIII Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais e o II Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica decorrerão em Lisboa nos próximos dias 15, 16 e 17 de novembro.
Estes eventos constituem  espaços de reflexão, de debate e de partilha de conhecimentos acerca dos trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos na Península Ibérijiide.jpgca no âmbito de Infraestruturas de Informação Geográfica. 
Dado o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Governo dos Açores no âmbito desta matérias, a Direção Regional do Ambiente irá realizar duas apresentações relacionadas com a implementação da Diretiva INSPIRE na Região e com o Gestor de Metadados dos Açores. Para além disso, irá ministrar dois workshops, um relacionado com a utilização da referida ferramenta, e outro relacionado com a experiência de harmonização das Parcelas Cadastrais da Região, tendo em conta as disposições constantes da Diretiva INSPIRE. O programa final destes eventos já está disponível online. Mais informações.

EPIC WebGIS Portugal

A EPIC WebGIS é uma infraestrutura de dados espaciais interativa portuguesa que visa a disponibilização de cartografia georreferenciada à escala nacional, na área dos ecossistemas e rede ecológica, e engloba temas como geologia/litologia, solo, água, vegetação, clima e morfologia da terra. 
Os conteúdos disponibilizados por este WebSIG estão abertos ao público, em formato de serviços de visualização (WMS). Caso o utilizador pretenda descarregar alguma dessa informação, poderá mediante autenticação, ter acesso à mesma através de serviços de descarregamento (WFS). Mais informações. 

Open Source


gvSIG - Curso de SIG aplicado à Gestão Municipal

O blog gvSIG está a levar a cabo um curso sobre SIG aplicado à Gestão Municipal, com recurso aos produtos gvSIG. Este curso baseia-se em vídeo-tutoriais e gvsig_gestion_municipal.pngexercícios práticos, fazendo as introduções teóricas necessárias. Apesar de ser um curso muito completo e avançado, não é necessário deter conhecimentos prévios acerca destes conteúdos. O curso fica armazenado numa lista de reprodução e no fim permite a realização de uma prova para obtenção de certificado oficial de utilizador de gvSIG. Mais informações.

SWMaps

O SWMaps é uma aplicação SIG gratuita para Android, produzida pela empresa Softwel do Nepal. A utilização desta aplicação constitui uma boa alternativa ao software ArcPAD e à aplicação ArcGIS for Collector, da empresa ESRI.
Entre as suas funções podem destacar-se o layer overlay; recolha de dados via GPS e manual; exportação, importação e partilha de dados através de Android; suporte a GPS bluetooth; gravação de percursos com medição de distância (tracks), entre outros. Mais informações.