Newsletter de março de 2017
​Informações


Livro "Desenvolvendo Webmaps"

Encontra-se disponível online, mediante pagamento, o livro "Desenvolvendo Webmaps".

Este livro foi escrito por Marcos Eichemberger Ummus, geógrafo, formado na Universidade de São Paulo, quDesenvolvendoWebMaps.pnge atualmente se dedica à realização de análises espaciais e que é um entusiasta nas geotecnologias livres. Este livro pretende ajudar as pessoas, que não possuem conhecimento na área, a desenvolver mapas online de uma forma fácil, rápida e eficiente. O desenvolvimento destes mapas tem como base a biblioteca Leaflet Javascript. Mais informações.

Número especial da Revista Cartográfica sobre geoportais

A "Revista Cartográfica do Instituto Panamericano de Geografia e  História" prentende lançar um número especiaRevistaCartografica.jpgl sobre geoportais. Para tal, convida todos os que possuem geoportais inovadores a apresentarem um artigo sobre os mesmos até ao próximo dia 17 de março. Esta revista nrº 95 será lançada no decorrer de 2017. Mais informações.

 

lnspire


INSPIRE Registry: valores das listas de código definidos externamente encontram-se disponíveis para teste

O INSPIRE Registry contém as listas de códigos (codelists), e respetivos valores, definidas nas regras de implementação do INSPIRE referentes à interoperabilidade dos conjuntos e serviços de dados geográficos.
O Registry possui, recentemente, uma nova funcionalidade que permite a utilização de valores de codelists definidas externamente. Já é possível testar essa nova funcionalidade, sendo que para tal, basta aceder a http://inspire.ec.europa.eu/news/inspire-registry-externally-defined-code-list-values-available-testing e, se assim o desejar, enviar comentários para a plataforma colaborativa MIG. Em alternativa, poderá ser utilizado o e-mail: inspire-registry-dev@jrc.ec.europa.eu.

 

Sistema de Metadados dos Açores



Nova versão do Gestor de Metadados dos Açores (GeMA 5.1)

Foi lançada, recentemente, uma nova versão do GeMA (versão 5.1). Esta versão apresenta as seguintes novidades:

• Adição do botão de “Resolução Espacial Desconhecida”;

• Adição do campo “Localizador do Recurso”;

• Adição de um botão no campo “Conformidade”, que permite o preenchimento automático dos campos “Especificação”, “Data da Especificação”, “Tipo de Data” e “Explicação” para os CDG e Serviços, de acordo com a diretiva INSPIRE;

• Atualização automática do campo “Data dos Metadados".

Para efetuar o download desta nova versão, deverá aceder à seguinte página: http://www.ideia.azores.gov.pt/Paginas/download-gema.aspx.


Open Source


HALE Studio 3.2.0 tem novas funcionalidades

Foi lançada, recentemente, uma nova versão do Humboldt Alignment Editor (HALE), o HALE Studio 3.2.0.hale-studio-black_55ea.png

Esta nova versão possibilita a leitura de geometrias do tipo arco e a configuração de múltiplos validadores para ficheiros XML e GML, entre outras novidades. Mais informações