Newsletter_fevereiro 2017
Informações

Artigos de referência apresentados na GSDI 15 World Conference

A Global Spatial Data Infraestruture SESW.jpgAssociation (GSDI) lançou recentemente o livro online "Spatial Enablement in a Smart World". Este livro apresenta 13 artigos de referência, os quais foram apresentados na GSDI 15 World Conference,  realizada em Taiwan, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro de 2016.
Os artigos publicados neste livro demonstram o impacto e a aplicação das infraestuturas de informação geográfica que estão a ser desenvolvidas por todo o mundo, nomeadamente no que se refere à capacitação espacial num mundo inteligente.

Inspire


Novos documentos técnicos sobre metadados, coberturas e sensores

No âmbito da 5ª reunião do "INSPIRE Maintenance and Implementation Group (MIG)", realizada no passado dia 30 de novembro de 2016, foram preparados novos documentos orientadores acerca da publicação de metadados, de coberturas e de dados de observação, os quais já se encontram disponíveis para visualização e download no site INSPIRE EU.
Dos documentos técnicos produzidos, há a destacar a publicação das normas técnicas relativas à publicação de serviços de download utilizando Web Coverage Services (WCS), bem como as referentes à publicação de serviços de invocação de serviços.


Tecnologias Espaciais


Açores pretendem criar estrutura de missão, EMA-Espaço, para gerir e coordenar atividades aeroespaciais

O Governo dos Açores pretende criar uma estrutura de missão de forma a gerir, administrar e coordenar todas as atividades científicas e técnicas de âmbito aeroespacial a desenvolver na região. Esta estrutura de missão visa “potenciar o desenvolvimento de investigação científica que conduza à aquisição de novos conhecimentos, produtos, processos e serviços nos domínios da sua área de intervenção”. Mais informações.
 

China recebeu primeiras imagens dos novos satélites de alta resolução

No passado dia 11 de janeiro, a China recebeu 1241 imagens de um par de satélites de sensoriamento remoto de alta resolução que haviam sido lançados no final do mês de dezembro.
Estes 2 satélites (SuperView-1 01/02) estsatelite.pngão a ser operados a uma altitude de 500 km, com uma resolução pancromática de 0,5 metros e multiespetral de 2 metros.
Estes satélites irão efetuar serviços em diversas áreas, deste a monitorização ambiental até à prevenção de desastres. Mais informações

 

Open Source


10 ferramentas Open Source para criar WebMaps 

Segundo o site "Monde Geospatial", algumas das melhores ferramentas de webmaps de código aberto existentes são as seguintes: Leaflet; OpenLayers; OpenScales; Mapael; Polymaps; Turf JS; Modest Maps; D3.js; Cesium; Geojsp. Mais informações sobre estas ferramentas.

EVENTOS INTERNACIONAIS