Newsletter-dezembro 2017
Informações


Webinar "Utilização do Gestor de Metadados dos Açores (GeMA)"

A Direção Regional do Ambiente vai promover, no dia 6 de dezembro às 10h00, um webinar sobre a utilização do Gestor de Metadados dos Açores (GeMA). Este webinar é destinado aos utilizadores da Região que pretendam obter conhecimento específico acerca do funcionamento do GeMA. Mais informações.

Workshop de disseminação do SNIMAR

No dia 7 de dezembro irá decorrer na Casa Manuel de Arriaga, na Horta, um workshop com o intuito de dar a conhecer o projeto SNIMar. Este projeto teve por objetivo o desenvolvimento de um geoportal de acesso a informação sobre o ambiente marinho em Portugal, revelando-se uma importante ferramenta para a gestão ambiental das águas marinhas portuguesas. O Geoportal SNIMar é especialmente útil para funcionários e investigadores da administração pública, de universidades e institutos de investigação, uma vez que facilita a partilha, a pesquisa e o acesso a metadados e dados marinhos.

GIS Day 2017

No passado dia 15 de novembro assinalou-se o Dia dos Sistemas de Informação Geográfica, GIS Day. Neste dia, realizam-se em Portugal e pelo Mundo diversos eventos com o intuito de mostrar os benefícios do SIG e a sua aplicação na comunidade. Em Portugal, a ESRI Portugal realizou Workshops gratuitos sobre o ArcGIS Pro; no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) também se assinalou o dia com o projeto "We Propose"; para além disso, o GIS Day chegou também às escolas, por exemplo na Escola Cidade de Castelo Branco o Clube Europeu/Meteor-Escola comemorou o dia com uma palestra sobre SIG e um peddy-paper onde os conhecimentos geográficos foram fundamentais. Mais informações.
gisday.png




Open Source


SASIG - apresentações disponíveis

No passado mês de novembro decorreu no Porto um dos eventos portugueses mais importantes no que toca à utilização de software SIG Open Source, o SASIG - Encontro Nacional de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica. Durante o evento decorreram jornadas onde foram apresentados vários projetos desenvolvidos com base em Open Source, e também workshops onde os participantes puderam ter contacto prático com vários softwares Open Source como é o caso do PostGIS, Georchestra, QGIS, entre outros. As apresentações já estão disponíveis e podem ser consultadas na página do evento. Mais informações.

Dados Abertos - DGT

A Direção Geral do Território criou, no seu site, a página "Dados Abertos" através da qual disponibiliza a qualquer cidadão ou organização, sem custos, diversos Conjuntos de Dados Geográficos através de serviços de visualização e de descarregamento. Mais informações.

dgt.jpg

Geodados - Plataforma de Dados Abertos Georreferenciados

Através da plataforma Geodados, a Câmara Municipal de Lisboa disponibiliza ao público coleções de dados geográficos sobre a cidade com o intuito de potenciar a sua utilização e a reutilização de informação produzida pelo município para criação de produtos que lhe acrescentem valor. Os dados são disponibilizados nos formatos CSV, KML, SHP e API e os que são passíveis de alteração, são atualizados bimensalmente. Mais informações.



 
Eventos Nacionais
  • Workshop de disseminação do projeto SNIMar, 7 de dezembro, Faial, Horta, Açores;
Eventos Internacionais
Eventos Online
  • Webinar "Utilização do GeMA", 6 de dezembro, Online.