Newsletter-setembro 2016
Informações


E-book gratuito: "Epidemiología panorámica. Introducción al uso de herramientas geoespaciales aplicadas a la salud pública"

O livro "Epidemiología panorámica. Introducción al uso de herramientas espaciales aplicadas a la salud pública" resulta da colaboração entre o Ministério da Saúde argentino e a Comissão Nacional de Atividades Espaciais da Argentine-book_epidemiologia.jpga. Esta obra (disponível para descarregamento gratuito) para além da componente teórica onde se abordam as imagens de satélite e os SIG aplicados à saúde e epidemiologia nas instituições públicas da Argentina, apresenta também uma forte componente prática com vários tutoriais de aplicação em ambiente gvSIG. Mais informações.

IDEARQ: Arqueologia, Património e IDE

A plataforma IDEARQ é uma Infraestutura de Dados Espaciais onde se disponibilizam dados científicos arqueológicos georreferenciados através de serviços web de mapas e um visualizador que permite aceder aos dados de forma simples. Atualmente, disponibiliza uma base de dados de datações de Carbono 14 para Espanha peninsular, Portugal e Andorra; bem como um conjunto de dados de Pintura Rupestre. Está, ainda, prevista a disponibilização de um Arquivo de valores isotópicos da Península Ibérica e um conjunto de dados relativo a Arqueometalurgia. Para conhecer a plataforma aceda aqui.

Tecnologias Espaciais


Fontes de imagens de satélite livres 

Existem várias fontes, a partir das quais se conseguem obter imagens de satélite de forma gratuita. O portal gisgeography.com elaborou uma lista com 15 dessas fontes, das quais há a destacar o  "USGS Earth Explorer", "ESA's Sentinel Mission" e "NOAA Class". Para consultar a lista completa das fontes, bem como obter mais informações, por favor aceda aqui.

Deteção Remota e previsão de deslizamentos de terra

O "NASA Goddard Space Flight Center" tem uma parceria com diversas organizações espalhadas pelo globo, com o objetivo de criar uma base de dados com os locais onde existe maior probabilidade de ocorrerem deslizamentos de terra, bem como a sua prevalência no tempo. Este estudo teve por base a utilização de duas ferramentas, o SLIP ("Sudden Landslide Identification Product") e o DRIP ("Detecting Real-Time Increased Precipitation"). O projeto utiliza imagens de satélite Landsat 8, bem como dados topográficos provenientes do "Shuttle Radarlandslide-remote-sensing.jpg Topography Mission" e do "Advanced Spaceborn Thermal Emissions and Reflection Radiometer". Este projeto open source está a ser desenvolvido para o Nepal mas poderá, também, ser aplicado a outro qualquer local do Mundo. Mais informações.

 

Open Source


OSKARI

OSKARI é uma ferramenta open source (MIT/EUPL) que foi pensada para desenvolver diversos tipos de aplicações baseadas em IDE's parastilhadas, como é o caso da INSPIRE, a IDE da Europa. Esta ferramenta permite visualizar e analisar dados estatísticos, embeber mapas sem programação, customizar WMS, entre outras possibilidades. A título de exemplo, referimooskari_logo.pngs que a IDE Ártica e a IDE da Finlândia têm os seus portais baseados em OSKARI. Mais informações.

Eventos nacionais


Eventos internacionais