Newsletter-outubro 2016
Informações


Google Earth Pro - Guia Prático

O Instituto GEOeduc disponibilizou na sua página um e-book de caráter prático sobre o Google Earth Pro com o objetivo de capacitar os leitores a utilizar este programa. Aqui se abordam questões de como abrir, visualizar e guardar arquivos SHP, KML, KMZ; como obter altitudes e gerar perfis de elevação, como exibir panoramas imersivos e vistas ao nível do solo, GoogleEarthPro.bmpentre outros aspetos. Este e-book revela-se uma excelente ajuda para explorar as diversas funcionalidades do Google Earth Pro. Mais informações.

Mapa de saúde de Castilla-La Mancha

O governo de Castilla-La Mancha disponibilizou o mapa de saúde da sua região onde compila informação sobre hospitais, centros de saúde, consultórios, farmácias, entre outros. Este serviço em formato WMS acompanhado por um visualizador que permite a visualização e consulta interativa do mapa, revela-se um recurso muito importante para a gestão e conhecimento dos recursos de saúde que facilitará a sua difusão e desenvolvimento de aplicações de valor acrescido. Mais informações.

Diretiva Inspire


Conferência INSPIRE 2016

Entre 26 e 30 de setembro decorreu em Barcelona a Conferência INSPIRE 2016, a Direção Regional de Obras Públicas e Comunicações esteve representada no evento onde participaram mais de 1000 pessoas. Durante os cinco dias do evento realizaram-se sesINSPIRE.jpgsões plenárias, sessões pararelas focando aplicações e implementações do INSPIRE, desafios de interoperabilidade e soluções, apresentação de pósteres, entre outros. Mais informações.


Tecnologias Espaciais


Nova antena para rastreio  de satélites da Agência Espacial Europeia instalada nos Açores

O Azores International Research Center (AIR Center) continua a desenvolver-se, desta vez com a instalação em Santa Maria de uma antena de 15 metros, que vem juntar-se à antena de 5,5 metros já instalada na ilha  e que efetua atualmente o rastreio de lançadores da Guiana Francesa. Este novo equipamento, associado ao European Space Tracking (ESTRACK), permitirá a Portugal reforçar a oferta de serviços terrestres para a ESA e outros operadores internacionais na área do espaço, principalmente ao nível dos futuros lançadores de satélites. Mais informações.

Open Source


Visualizador para Landsat 8 e Sentinel-2

A EOS Data Anaytics desenvolveu uma ferramenta gratuita que permite aos utilizadores pesquisar, visualizar e descarregar as imagens do Landsat 8 e Sentinel-2, sendo que os resultados podem ser filtrados com base em vários fatoreLandsat8.pngs. Esta ferramenta foi desenvolvida com base em Landsat on AWS, Map Box's e Open Street Map. Este visualizador é compatível com tablets e smartphones. Mais informações.

Processamento de imagens Sentinel-2 com o aplicativo SNAP

O SNAP, aplicativo para processamento de imagens desenvolvido pela Agência Espacial Europeia, pode gerar composição colorida, mosaico e classificação de imagens. Este programa com o qual podemos processar imagens Sentinel-2 pode ler vários formatos, sendo uma ferramenta bastante completa. Mais informações.