Newsletter novembro 2016
Informações


Multimapas, página web para comparação de mapas

O Multimapas é uma página web onde se podem comparar mapas ou fotografias aéreas de vários países, de épocas distintas com base na API do Google Maps. Pode escolher-se como vê-los: sobrepostos com transparência; com janelas lado a lado; entre outras opções. Esta página web permite aimultimapas.jpgnda, entre outras funcionalidades, calcular distâncias, elaborar perfil altimétrico, importar e exportar GPX ou KML. Mais informações.


ArcGIS 10.5 - Nova versão do ArcGIS


A ESRI tem agendado para o mês de dezembro o lançamento da versão ArcGIS 10.5. A versão preliminar do programa já pode ser descarregada no Portal MyEsri pelos clientes cujo software esteja abrangido pela garantia ou que tivessem o programa de manutenção ativo a 1 de outubro de 2016. Com esta nova versão passará a existir ArcGIS Desktop com as aplicações habituais (ArcMap e ArcGIS Pro) e ArcGIS Enterprise (onde se incluirá o ArcGIS for Server e um assistente de instalação simples para configurar o SIG Web). Mais informações.
 

Diretiva Inspire


Conferência INSPIRE e JIIDE 2016 - materiais disponíveis

Entre 26 e 30 de setembro decorreram em Barcelona a Conferência INSPIRE 2016 e as JIIDE 2016 que reuniram as comunidades de IDE de Portugal, Espanha e Andorra. A DGT disponibiliza na sua página web as suas inspire_conference2016.jpgapresentações nos eventos e as ligações para os vídeos, apresentações, workshops e outras atividades realizadas nos eventos. Mais informações.  
 

Open Source


Novidades do gvSIG 2.3

No fim de setembro de 2016 foi lançada a nova versão do gvSIG Desktop com bastantes novidades e melhorias tanto ao nível de funcionalidades como de arquitetura. Algumas das novidades são a capacidade de leitura e escrita em arquivos PRJ, melhoras no scripting, inclusão de ferramentas para trabalhar com segmentação dinâmica, incorporação de um gerador de animações para vistas 3D, entre muitas outras que pode consultar aqui.

Software GeoDa

O software GeoDa está a ser muito utilizado pelas suas capacidades de análise de dados espaciais, geovisualização e ferramentas geoestatísticas. Com este software podGeoDa.pnge-se traduzir a informação numa grande variedade de gráficos, fazer autocorrelação espacial, regressão espacial entre muitas outras funcionalidades. Mais informações. 
 

Eventos nacionais
Eventos internacionais