Newsletter-março 2016
Informações


Equipas Açorianas na final nacional do CanSat 2016

A "ENTA Team SAT2" da Escola de Novas Tecnologias dos Açores (São Miguel) e a "CanDrifters" da Escola Secundária Manuel de Arriaga (Horta) são as duas equipas açorianas que conseguiram o apuramento para a final nacioCanSat.jpgnal do CanSat 2016 que irá disputar-se em Torres Vedras no mês de junho. As restantes seis equipas regionais vão participar no CanSat regional que decorrerá durante a Semana do Espaço, a realizar em Santa Maria em outubro. Mais informações.

Diretiva Inspire


Thematic Clusters Inspire - Webinar

No mês de janeiro decorreu um webinar (organizado pelos facilitadores dos Thematic Clusters INSPIRE "Altitude, Ortoimagens, Sistemas de Referência e Quadrículas Geográficas" e "Topografia e Cadastro"), acerca dos objetivos desses mesmos clusters, a forma como o trabalho se encontra organizado e o modo como as Agências Nacionais de Cartografia e Cadastro podem contribuir para as atividades a desenvolver no âmbito dos clustThematicClusters.jpgers. Pode consultar os slides do webinar em: Thematic Cluster "Altitude, Ortoimagens, Sistemas de Referência e Quadrículas Geográficas"; Thematic Cluster "Topografia e Cadastro"; e Thematic Clusters INSPIRE. O vídeo do webinar está disponível aqui.

Chipre lança Geoportal Inspire

Em janeiro deste ano o Chipre lançou a sua infraestrutura de dados espaciais como contribuição para a implementação da Diretiva Inspire. O geoportal inclui bastante informação sobre a implementação da diretiva no país, um catálogo de dados e serviços, articulado com um visualizador e referências a todos os conjuntos de dados dos anexos da diretivCyprusGeoportal.jpga produzidos por organismos públicos. Este geoportal apresenta uma versão em grego e outra em inglês, e está disponível na seguinte morada: http://www.geoportal.gov.cy/. Mais informações. 

Tecnologias Espaciais


Mais de 70 satélites de posicionamento global já estão em órbita

Entre os equipamentos dos sistemas GLONASS, GPS, Galileo e Beidou são já 74 os satélites de posicionamento global em órbita, facto que melhora a precisão do trabalho dos profissionais de geotecnologia, principalmente em zonas onde habitualmente existem problemas na receção de sinal, como é o caso das áreas urbanas. Mais informações.

Satélite Sentinel-3A já está em órbita

O satélite Sentinel-3A, integrado no Programa Europeu de Observação da Terra, o Copernicus, foi lançado a 16 de fevereiro e disponibilizará imagens de média resolução de terra e mar. Este satélite está integrado na missão Sentinel-3 e resulta da colaboração entre a Agência Espacial Europeia (ESA), a Comissão Europeia (CE), a Eumetsat, Agência Espacial Francesa (CNES) e outras entidades. Esta missão permitirá obter dados de recreacion-sentinel-3a.jpgreflectância do meio terrestre e do mar, temperatura da superfície da terra e do mar, topografia de zonas terrestres geladas, produtos de vegetação através de instrumentos ópticos, entre outros. Mais informações.

Open Source


Mapear o Mundo com Software SIG livre

São diversas as opções que temos hoje em dia disponíveis em termos de software SIG livre. O QGIS é o mais popular e mais usado, mas existem também outras opções que vale a pena conhecer, tais como Whitebox GAT, SAGA GIS, GRASS GIS, gvSIG, MapWindow, ILWIS, GeoDa, UDig, OpenJump, Diva GIS, Falcon View, OrbisGIS, entre outros. Mais informações.

 

Eventos nacionais
 
Eventos internacionais