Newsletter-abril-2016
Informações


Conferência INSPIRE 2016: Aberto o prazo para envio de resumos

De 26 a 30 de setembro decorrerá em Barcelona a Conferência INSPIRE "INSPIRing a sustainable environment". O prazo para envio de resumos decorre até 16 de maio. Estão também abertas as inscrições para participar no evento. Mais informações.

Geodados - Plataforma de Dados Abertos Georreferenciados da Câmara Municipal de Lisboa

Esta plataforma com suporte ESRI pretende disponibilizar coleções de dados geográficos sobre a cidade de Lisboa que podem ser utilizadas para criar produtos e serviços com valor acrescentado. Os dados são disponibilizados en em formato lisboa.jpg.CSV, .KML ou .SHP e API, tendo atualizações disponíveis bimensalmente. Temas como alojamento, cultura, desporto, património, saúde, entre outros são integrados na plataforma, que pode consultar aqui.
 

Diretiva Inspire


Sessões Técnicas INSPIRE 2016 - Açores - 13 de abril a 9 de junho

Através do seu papel de entidade gestora do projeto IDEiA, a Secretaria Regional de Turismo e Transportes (SRTT) irá proporcionar 4 sessões técnicas gratuitas entre 13 de abril e 9 de junho de 2016, a decorrer nas ilhas do Faial, Terceira e São Miguel. Estas sessões têm como principal objetivo promover a implementação da Diretiva INSPIRE na Região. Abordar-se-ão temas como SIG, Open Source e a Diretiva Inspire. Os interessados poderão assistir presencialmente ou via Skype/Lync. As inscrições já estão abertas. Mais informações.


Pontos de situação nacionais da implementação do INSPIRE - Webinars disponíveis

Desde 2014 que na Plataforma Colaborativa do Inspire Maintenance and Implementation Group (MIG) têm vindo a ser disponibilizados vários webinars onde cada país apresenta o estado da implementação do INSPIRE no seu território, abordando questões como a coordenação nacional, desafios da implementação, casos de sucesso e oportunidades. Estão já disponíveis os webinars de países como a Suécia, Espanha, Polónia ou Alemanha. Os próximos a decorrer serão os da Bélgica e Estónia. Aceda aqui aos slides e gravações já disponíveis.


Tecnologias Espaciais



Dados do satélite Sentinel-2A já estão disponíveis para download no Earth Explorer

O portal Earth Explorer da United States Geological Survey (USGS) já tem disponíveis para download gratuito isentinel2.jpgmagens recolhidas pelo satélite Sentinel-2A lançado em junho de 2015. Para além destes dados, este portal disponibiliza também outras bases de dados como ASTER, todos os Landsat, SRTM, Radar, Modis, entre outros. Mais informações.

 
Eventos nacionais
 
Eventos internacionais