Newsletter-novembro-2015
Informações


Sistema de Informação para o Património (SIPA)

O Sistema de Informação para o Património Arquitetónico, sistema de informação e documentação gerido pela Direção-Geral do Património Cultural, tem uma secção de informação geográfica onde estão disponíveis para consulta, download e partilha, dados sobre património arquitetóniLogo_SIPA.pngco, urbanístico e paisastico português e de origem ou matriz portuguesas. Mais informações.


Diretiva Inspire


Indicadores da Monitorização 2015 disponíveis

Os indicadores da monitorização INSPIRE de 2015, relativos ao ano de 2014, já se encontram disponíveis para consulta. O dashboard possui os dados oficiais desde 2011 e apresenta várias funcionalidades como a visualização através de gráficos, cálculo de variáveis e indicadores de monitorização, geração automática do ficheiro XML da monitorização, entre outros. Mais informações. 

INSPIRE Interative data specification Toolkit v1.1

Foi publicada, no Geoportal INSPIRE EU, uma versão otimizada do INSPIRE Interative data specification Toolkit. Esta ferramenta web tem como objetivo apoiar e facilitar a implementação das especificações de dados INSPIRE através de duas aplicações: "Data Specifications" e "Find Your Scope". Mais informações.  


Tecnologias Espaciais


 

Workshop "What Can Sentinels do for Regions?" - apresentações já disponíveis

Já se encontram disponíveis para consulta e download, em versão pdf, as apresentações do Workshop "What Can Sentinels do for regions? - The use of sentinel data for workshop.pngsupporting land and marine spatial planning and management" que decorreu no passado dia 28 de setembro em Ponta Delgada e onde a DROPC realizou uma apresentação intitulada por "The potential of Copernicus data for future Corine Land Cover in Azores". Mais informações.

 

Open Source


StoryMap JS

O "StoryMap JS" é uma ferramenta livre que permite a criação de "histórias em mapa" na internet. Esta ferramenta permite o uso de imagens de grande dimensão ("gigapixel") e disponibiliza também a opção "SnapMap" que se baseia nos 2storymap.png0 tags mais recentes do utilizador no Instagram, criando mapas que podem ser instantaneamente partilhados ou previamente editados no StoryMap. Mais informações.


 


Eventos internacionais