Newsletter - março 2015
Informações


Geoportais Portugueses

Geoportais é um diretório livre de apontadores para Geoportais Portugueses. Conforme descrito no próprio site, entende-se como geoportal “todo o sítio ou aplicação web que permita ao utilizador aceder e utilizar informação geográfica online para satisfação das suas necessidades como cidadão, seja no âmbito profissional, vico ou lúdico”.
Com esta iniciativa, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, propõMar15_Geoportais.jpge criar um diretório de apontadores de Geoportais
Portugueses, tendo por base o contributo dos próprios visitantes. Mais informações.

Recolha de dados 3D em topografia

Os sistemas de medição laser 3D não são uma novidade no mercado, mas neste momento as atenções estão viradas para a sua aplicação na realização de plantas topográficas e nas suas vantagens relativamente aos métodos convencionais, como por exemplo: redução do tempo nos levantamentos, exportação dos dMar15_3D.jpgados em vários formatos, possibilidade de visualização e gestão diretamente na "nuvem de pontos" e possibilidade de fazer revisões sem a necessidade de retorno ao local do levantamento devido à maior densidade dos pontos.
Este sistema também pode ser colocado em dispositivos móveis, como Drones ou veículos motorizados, permitindo assim, a obtenção de dados de uma forma rápida e em grande escala. Mais informações.


Mapas sensoriais - mapa dos cheiros

Kate McLean, artista e designer, cria smellmaps de várias cidades. Esta artista foca-se em modos sensoriais alternativos para a interpretação única de cada lugar, para o poder representar num mapa. Inclui-se num grupo inovador e altamenteMar15_mapaAmst.jpg diferenciado de estudo do campo sensorial e captura de cheiros urbanos e sua representação.

As suas ferramentas de trabalho incluem smellwalks (‘smellfies’), smellwalks colaborativos, design gráfico, grafismo de movimento, etc… tudo unido pela cartografia. Como resultado do seu trabalho podem visualizar-se um conjunto de mapas já criados aqui.


 
Tecnologias Espaciais


 

Tratamento de Imagens para Deteção Remota

Encontra-se disponível para download uma publicação elaborada pela Empresa Brasileira de Pesquisa AgropMar15_Detecao.jpgecuária (Embrapa) intitulada: “Processamento de Imagens de Sensoriamento Remoto: Tutorial Básico”. Esta publicação, datada de 2005, representa um documento técnico bastante rico que oferece os conceitos básicos relativos à Deteção Remota, abordando diversos temas como por exemplo: satélites, sensores, radiação eletromagnética, etc, e a manipulação de imagens digitais com o software Erdas Imagine.  Existe também no livro um capítulo referente à georreferenciação e retificação de imagens. Para download da publicação clique aqui.


Open Source


Software para Processamento Digital de Imagens

O REGEEMY – Image Registration and Mosaicking é um software open source para o processamento digital de imagenMar15_OpSource.jpgs. Este software foi desenvolvido pelo Departamento de Processamento de Imagens  do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e do Departamento de Engenharia da Computação da Universidade da Califórnia. Mais informações e download.

 


Eventos internacionais