Newsletter-julho 2015
Informações


Google Earth Pro gratuito

O Google Earth Pro, globo interativo em 3D que permite viagens virtuais, medições de áreas, importação de dados SIG, criação de filmes, entre muitas outras tarefas, é GoogleEarthPro.jpgagora de utilização gratuita. Esta poderosa ferramenta de apoio ao planeamento, análise e tomada de decisão pode ser descarregada aqui. Mais informações.


E-book: Espacialização de Dados Meteorológicos no ArcGIS 10.3

Recentemente foi lançado o e-book "Espacialização de Dados Meteorológicos no ArcGIebook.pngS 10.3 - passo a passo", da autoria do Dr. Alexandre Rosa dos Santos. Esta publicação inclui tópicos como preparação da base de dados, espacialização da temperatura média mensal e espacialização da precipitação pluviométrica média mensal. De referir que é uma publicação gratuita e com possibilidade de download. Mais informações.
 

Projeto português de reconstrução 3D de cidades financiado pelo Google

Uma equipa da Universidadegoogle3D.jpg de Coimbra desenvolveu um modelo informático destinado a sistemas de reconstrução 3D de ambientes urbanos. Este modelo constitui um avanço perante o Google Street View, uma vez que segundo os responsáveis pelo projeto pretende-se proporcionar "uma experiência imersiva, em que o utilizador navega livremente pelas ruas". Mais informações.
 


Tecnologias Espaciais


 

Vencedores do CanSat Europeu 2015

A final europeia do CanSat decorreu a 25 de junho em Torres Vedras, estando em representação de Portugal a equipa AeroSpace Team (EBS Santa Maria/Açores). Os vencedores da competição na categoria de avançados, com o 1º, 2º e 3º lugar, respetivamente, foram os Team Impulse (Reino Unido), Spaceclub_Berlicansateuropeu.jpgn (Alemanha) e SG Can Science 2015 (Dinamarca). Na categoria de iniciados, os AlpSat (Áustria) alcançaram o 1º lugar, os TechSwarm (Polónia) classificaram-se em 2º lugar e os SkyShepherd (Ilia) obtiveram o 3º lugar. Mais informações.
 


Open Source


gvSIG 2.2. - Nova versão do software gvSIG

O software gvSIG apresenta uma nova versão, o gvSIG 2.2., com diversas novidades de onde se podem gvsig.jpgdestacar a nova edição, vistas 3D, publicação de serviços OGC, entre outros. Esta versão pode ser descarregada no site do projeto, tanto para instalação como para versão portátil. Mais informações.

 

Eventos internacionais