Newsletter-dezembro-2015
Informações
 

Manual de Práticas de Laboratório de SIG

O e-book "Manual de Prácticas de Laboratorio de Sistemas de Infromación Geográfica" aborda vários Manual_SIG.pngconteúdos a desenvolver em SIG: geso de bases de dados, operações de análise espacial, georreferenciação, entre outros. Este manual escrito em castelhano, com boas explicações e ilustrações,  está disponível para download gratuito. Mais informações.
 

Google Maps offline

O Google Maps disponibiliza desde novembro a ferramenta "Áreas Offline" que permite aos utilizadores descarregGoogleMapsOff.jpgarem, previamente, uma área do mapa com peso até 2,5Gb, para poder navegar no caso de falta de sinal ou instabilidade do 3G/4G. A versão offline está disponível, por enquanto, apenas para veículos, mas mantém o acesso a informações básicas como nomes de restaurantes, hospitais e outros. Mais informações.
  
Diretiva Inspire
 

Reunião inicial de formação de grupos de trabalho INSPIRE - Açores

No dia 12 de novembro decorreu, em Ponta Delgada, a reunião inicial de formação de grupos de trabalho INSPIRE. Foram criados 9 grupos temáticos com base nos 9 Clusters criados pela Comissão Europeia. Pretende-se com estes grupos criar uma estrutura de colaboração e partilha interinstitucional, clarificando responsabilidades formais sobre os Conjuntos de Dados Geográficos (CDG) das entidades envolvidas em cada grupo de trabalho, acompanhar a elaboração das Disposições de Execução relativas às especificações de dados de cada tema e estudar a sua aplicação aos CDG e serviços de que são responsáveis, tendo em conta os prazos definitivos na Diretiva.
 
   
Tecnologias Espaciais
 

Desenvolvimento do Programa Copernicus

São já conhecidas algumas imagens do programa Copernicus (Programa Europeu para a Observação da Terra) para Portugal, tal como apresentado no vídeo "Earth from Space", através do qual é possível visualizar uma imagem do Sentinel 1A, que abrange as ilhas do Faial, Pico e São Jorge, bem como uma imagem preliminar do satélite Sentinel 2A sobre o Aeroporto de Lisboa. O satélite Sentinel 3A está já a ser preparado para o seu lançamento no final de dezcopernicus.jpgembro do corrente ano. De destacar o facto de que as imagens dos satélites Sentinel, bem como outra informação produzida no âmbito dos seus serviços, serão disponibilizadas com base numa política de acesso aberto e sem custos. Mais informações.
      
 
Open Source
 

Nova versão do visualizador da IDE Canárias

A Infraestrutura de Dados Espaciais do Governo de Canárias (IDECanarias) publicou o seu novo visualizador de informação geográfica, o qual resulta da integração de soluções de código aberto, como o OpenLaidecanarias-v4.jpgyers e o Cesium. Este visualizador apresenta novas funcionalidades e algumas melhorias face à versão anterior. Mais informações.

 
 
 
 

Eventos internacionais