Newsletter-agosto 2015
Informações


Apresentações da Conferência INSPIRE e Geospatial World Forum 2015 já disponíveis

Já se encontram disponíveis para download as alogo.jpgpresentações das sessões temáticas e dos workshops que decorreram de 25 a 29 de maio na Conferência INSPIRE e Geospatial World Forum, em Lisboa. Mais informações.

 

MyGeoData - Transformar dados espaciais online

O MyGeoData Converter é umMyGeoData.png serviço online que permite ler mais de 60 formatos vetoriais e mais de 100 formatos raster em SIG e CAD, possibilitando transformar o seu sistema de coordenadas, apenas carregando o ficheiro pretendido ou indicando o URL onde está armazenado. Mais informações.
 
 

Utilizadores poderão contribuir com imagens panorâmicas em app do Google Street View

A partir do mês de agosto qualquer utilizador poderá publicar imagens pstreetview.pnganorâmicas no Google Street View, ação que antes era exclusiva do Google e colaboradores oficiais. Esta app remodelada, terá integração com algumas câmaras o que permitirá fazer upload direto de conteúdos. Esta novidade vem enriquecer ainda mais o conteúdo do Street View. Mais informações.


Portal Brasileiro de Dados Abertos disponibiliza dados geoespaciais

O Portal Brasileiro de Dados Abertos integrou-se com a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais, o que lhe permitiu passar a disponibilizar maior quantidade de cubodadosabertos_400x400-300x300.jpginformação ao cidadão, bem como passar a permitir a georreferenciação de informações ou a visualização de mapas. O Ministério responsável pela política nacional de dados abertos, vê-a como um instrumento de transparência mas também como uma ferramenta para melhorar a prestação de serviços ao cidadão e para construção coletiva das políticas públicas. Mais informações.

 
Open Source


Vídeos tutoriais gratuitos de QGIS

O site Discover Spatial disponibiliza 5 vídeos tutoriais gratuitos, dirigidos a qualquer pessoa que queira aprender mais sobre o QGIS, software SIG de código aberto. Nestes vídeos, aprende-se a identificar os principais elementos da interface Discover Spatial.jpgdo QGIS, carregar shapefiles, preparar um mapa para exportação ou impressão, criar dados vetoriais, entre outras coisas. Para além desta temática, o site referido tem também outros vídeos na área dos SIG. Mais informações.


 


Eventos internacionais