Navegar para Cima
Iniciar sessão
NEREUS
A associação NEREUS (Network of European Regions Using Space Technologies) é composta por regiões que utilizam tecnologia espacial.
 
Esta rede pretende endereçar, entre outros, os desafios seguintes:
  • Envolvimento em programas da União Europeia de forma a responder às necessidades dos utilizadores finais da tecnologia;
  • Promover e implementar parcerias;
  • Incrementar a participação do Cidadão na política espacial Europeia;
  • Aumentar o potencial de exploração das Tecnologias Espaciais de forma a sustentar o crescimento económico das Regiões;
  • Manter um diálogo e relacionamento próximo com as Autoridades Europeias.

 

Em dezembro de 2007 foi assinada a carta de estatutos, estando os Açores no core-group que, conjuntamente com 8 regiões da Europa, fundaram a Associação NEREUS.

 
No dia 14 de abril de 2008, um grupo de 12 Regiões Europeias, entre as quais a Região Açores, assinou os estatutos da Rede NEREUS (Network of European Regions Using Space Technologies) em Bruxelas.
 
A rede NEREUS prevê nos seus estatutos dois tipos de membros: membros efetivos (Regiões Europeias) e membros associados (empresas, institutos, universidades, outras redes, etc…).
 
O Governo Regional dos Açores, além de membro efetivo, é membro do Conselho de Administração da Rede NEREUS, o que demonstra a forte aposta da Região ao nível das Tecnologias Espaciais e das aplicações delas provenientes.
 
A Associação, estatutariamente, possui 4 grupos de trabalho: o GMES/EO, GNSS, Telecomunicação e Saúde e Educação, Formação e Comunicação. A Região é colíder, com a Região East Midland, do grupo GMES/EO.