ESA / Sta.Maria
O Governo dos Açores congregou esforços para que a Estação de Santa Maria fosse hoje uma realidade. Este foi, indubitavelmente, um passo na direção do posicionamento dos Açores no “mapa espacial”. É considerado um projeto estruturante que coloca os Açores no centro do Atlântico e nas rotas do conhecimento espacial, abrindo novas oportunidades e desafios à sociedade da informação e do conhecimento, e viabilizando o futuro da Região em termos de emprego qualificado para jovens quadros, aquisição de know-how e de novos serviços para a Região. 

Os Açores já estão a ganhar centralidade com o funcionamento desta Estação da ESA em Santa Maria, coordenada e operada pela Edisoft, devido ao trabalho que desenvolve e ao papel insubstituível que desempenha nesta área do Atlântico Norte. O Governo dos Açores continua empenhado em garantir o desenvolvimento desta estação, nomeadamente, incentivando entidades universitárias, investigadores e empresas a utilizar os dados recolhidos pela Estação da ESA, bem como áreas de governação regionais que também necessitam dessa informação, tais como:
Pescas; Agricultura; Ordenamento do Território; Climatologia; Sismologia; Proteção Civil, Vigilância e Monitorização da ZEE; Oceanografia; Vulcanologia; Transportes; Saúde.
  

 

 Estação de Santa Maria - Açores