"Cluster"
O Governo dos Açores está empenhado em criar um "cluster" ligado a este tipo de tecnologia, facto comprovado pela contínua atitude política traduzida em investimento na Sociedade da Informação, do Saber e da Tecnologia.​
Este é com certeza um segmento de mercado ainda muito por explorar face às potencialidades da Região. 

A integração da Região Açores na Associação NEREUS (Network of Regions using Spatial Technologies) foi uma decisão estratégica.

A parceria nesta Associação garante à Região um conhecimento atempado e uma junção a novos projetos no âmbito dos sistemas de engenharia de alta tecnologia, bem como o acompanhamento ativo dos projetos europeus GALILEO e GMES. Os Açores, através na NEREUS, garantem a sua participação na corrida para uma presença no espaço em que estão empenhados todos os países desenvolvidos e com grande impacto na indústria Espacial.

A cooperação do Governo Regional com a ESA e a Edisoft, contribuiu para a instalação da estação de rastreio de Santa Maria em 2008, sendo que em 2010 esta estação adiciona a capacidade de observação da Terra, contribuindo para o projeto EMSA (European Maritime Safety Agency).

O Governo Regional tem participado em Grupo de Trabalho Temáticos, envolvendo-se ativamente nas orientações estratégicas que estão a ser definidas na área do espaço.

A integração em projetos de cariz demonstrativo e operacional, na área das tecnologias espaciais, tem tomado forma através do DORIS_Net, do CORINE e RAEGE.