Perguntas Frequentes

Em que data começou o projeto IDEiA?

19 de novembro de 2009.

Que entidades são abrangidas no projeto IDEiA?

Entidades Governamentais, Câmaras Municipiais, e Empresas públicas com 50% ou mais de capital público.

O que representa um Sistema de Informação Geográfica?

 Um ‘sistema de informação’ representa um conjunto de processos efetuados sobre dados de forma a produzir informação. Se os dados tratados estiverem relacionados com localizações no espaço, podem ter a classificação de informação geográfica. Assim, um Sistema de Informação Geográfica (SIG) é constituído por hardware, software e procedimentos (como por exemplo: captura, gestão, manipulação, análise e visualização de informação georreferenciada).

O que é uma Infraestrutura de Dados Espaciais?

 Atualmente, para um conjunto de tarefas, a informação geográfica é crucial, nomeadamente na proteção do ambiente, na segurança, na acessibilidade, no desenvolvimento social e nos serviços de valor acrescentado ao cidadão. Desta forma, esta informação não deve apenas existir isoladamente, mas sim deve ser fácil de identificar, obter e aceder, bem como, ser relacionada com outra informação. É importante implementar um quadro de políticas, acordos institucionais, tecnologias, dados e recursos humanos, que torne possível partilhar e utilizar eficazmente a informação geográfica. A Infraestrutura de Dados Espaciais engloba este enquadramento.

Como aderir ao Projeto IDEiA?

Para Aderir ao Projeto IDEiA as entidades convidadas deverão responder ao convite por carta ou fax endereçado à Direção de Serviços de Cartografia e Informação Geográfica. Posteriormente, cada entidade receberá um formulário para a oficialização da adesão ao projeto.

A Entidade Aderente pode candidatar-se a Projetos de Financiamento através do projeto IDEiA?

 Sim, as entidades aderentes elegíveis para candidaturas de financiamento podem candidatar-se isoladamente ou em parceria com a Direção de Serviços de Cartografia e Informação Geográfica a formas de financiamento para desenvolverem a sua atividade relacionada com a IDEiA.